Você já fez fraldinha no churrasco? Esse é um tipo de carne muito suculento e pode ser o protagonista, seja para comer em tirinhas ou mesmo para colocar no pão e fazer um delicioso sanduíche com vinagrete.
Mas fazer a fraldinha na churrasqueira requer alguns passos para que a carne atinja o ponto certo de suculência. Para te ajudar com o processo, separamos essas dicas do @emporiolaverde no TikTok. Olha como deve ser feita!
Fraldinha enrolada na churrasqueira
Quando você for ao açougue, peça ao açougueiro uma peça inteira de fraldinha. A peça é comprida, pouco maior que uma picanha, e deverá ser cortada para o preparo do churrasco em casa mesmo. Olha só como deve ser o modo de preparo dela:
Modo de preparo
Coloque a fraldinha em cima do balcão e pegue uma faca afiada de churrasco. Então, corte a peça ao meio, o mais ao centro possível, separando a carne em dois pedaços grandes. Agora vamos ao preparo!
- O preparo será feito no espeto. Para isso, enrole cada pedaço de bife, fazendo um enroladinho mesmo, sempre com a parte da gordura para fora, e espete ao meio no espeto (evitando que ela abra ao meio na hora que for à churrasqueira)
- Antes de levar à churrasqueira, tempere a gosto. O chef usou sal de parrilla, mas você pode usar sal grosso ou qualquer especiaria de sua preferência
- Então, leve ao fogo na grelha baixa, deixando dourar bem a carne de cada lado
- Quando um lado estiver com a cor bem douradinha e bonita, apenas vire o espeto e deixe grelhar do outro lado
- Antes de finalizar, deixe a parte da gordura virada para o braseiro, o que fará com que ela fique no ponto certo, com crocância
Agora é só fatiar no espeto mesmo e servir! A carne fica uma delícia no pão, com arroz, vinagrete e farofa. Vai fazer muito sucesso no seu churrasco!
Qual a melhor carne para churrasco?
Existem sete melhores tipos de carne para churrasco. Elas são: picanha, costela, alcatra, contrafilé, fraldinha, cupim e maminha. Evite comprar ponta de peito, lagarto, coxão duro, patinho, pescoço, músculo, capa de filé e ponta de agulha.
O ponto da carne pode variar de acordo com o gosto de cada pessoa. Por isso, não existe um ponto ideal, mas sim diferentes modos de fazer a carne.
A carne malpassada precisa ser selada aos poucos, por quatro ou cinco minutos cada lado. Para saber se você alcançou o ponto, verifique se a coloração interna é rosada opaca e levemente dourado na parte externa.
Já a carne ao ponto deve ser assada aos poucos, por seis a sete minutos cada lado. Você saberá que chegou ao ponto se ela estiver rosada no meio e por fora possuir bordas tostadas.
Se você não gosta de uma carne mais vermelhinha, então você deve assá-la por 10 minutos cada lado. Dessa forma, ela ficará na cor marrom, mais rígida e sem suco. Vale tomar cuidado para não torrá-la.
20 receitas de acompanhamento para churrasco simples: tem farofa, pão de alho e muito mais!
Vai de churrasco no finde? 6 dicas de açougueiro para escolher carnes boas e baratas!