• Entrar
  • Cadastrar
Palavra do churrasqueiro: essa é a melhor forma de salgar a carne do churrasco

Este açougueiro testou as duas formas mais comuns de salgar a carne no churrasco - e deu seu veredito de qual fica melhor!

Veja qual é a melhor forma de salgar a carne do seu churrasco com essa dica profissional! (Crédito: Shutterstock)

O brasileiro gosta de opinar sobre o churrasco alheio, já que essa refeição é considerada uma das mais tradicionais do país - e cada um tem suas manias e truques para deixar a carne mais macia e saborosa.

Um tema de debate comum quando o assunto é fazer churrasco passa pelo jeito certo de salgar a carne. Será que é melhor salgar na hora, depois de pronta ou deixar salgando de um dia para o outro?

Nós temos a resposta! Ou melhor, o churrasqueiro profissional Vinícius Fabiano tem!

Melhor forma de salgar a carne do churrasco

Basta o churrasco começar que os palpiteiros de plantão se posicionam ao lado do churrasqueiro para apreciarem a preparação (e opinarem sobre a melhor forma de fazer cada carne). Você já viu essa cena, não viu?

Entre as diferenças na forma de preparar a carne para o churrasco está a escolha de salgar a carne na hora, depois de pronta ou deixá-la salgando por mais tempo (tipo 24h). Qual é a melhor forma? Para saber, o churrasqueiro @doutorchurras fez a experiência!

Como foi o experimento?

O churrasqueiro Vinícius Fabiano usou as duas partes centrais da picanha para experimentar os dois métodos de salga mais comuns: na hora da preparação ou com um dia de antecedência.

Em um dos cortes, ele usou sal grosso dos dois lados e levou à geladeira por 24h dentro de um pote fechado. O outro corte também foi armazenado na geladeira, mas sem salgar.

No dia seguinte, a primeira coisa a ser notada foi a cor da carne: a carne salgada estava mais escurecida enquanto a sem sal estava com sua cor original, avermelhada e vívida.

Hora de levá-las à churrasqueira!

Resultado do experimento

Depois de deixar grelhar exatamente pelo mesmo tempo dos dois lados, o churrasqueiro cortou as carnes em pedaços e adicionou sal grosso apenas na que ainda não havia sido salgada. Prontinho, hora de saborear o experimento!

Segundo ele, o sabor das duas ficou parecido, mas a que foi salgada com antecedência ofereceu mais intensidade e um paladar mais concentrado, além de apresentar uma cor mais vívida depois de pronta.

Por isso, o veredito do especialista indica que salgar a carne com antecedência pode ser uma opção melhor!

E aí, bora testar no seu próximo churrasco?!

Vai de churrasco no finde? 6 dicas de açougueiro para escolher carnes boas e baratas!
Como temperar carne de churrasco? Veja opções saborosas

Temas relacionados