Quem não curte um bom churrasco para o almoço de domingo, hein? É algo típico dos brasileiros reunir famílias e amigos para assar algumas carnes durante o final de semana. Mas para você não fazer feio e servir comida sem gosto, separamos as melhores dicas para temperar a carne do churrasco e impressionar os seus convidados. Eles vão te considerar um verdadeiro mestre churrasqueiro! Faça agora e não se arrependa. Confira no TudoGostoso!
Quais temperos usar nas carnes
Não vá pensando que todos os temperos combinam com qualquer tipo de carne, não! Essa é uma suposição mais do que errada e pode colocar todo o seu churrasco a perder. Existem temperos base para cada tipo diferente. As carnes bovinas, como a picanha e o contrafilé, combinam com o sal grosso, o tomilho e a pimenta-do-reino. As carnes suínas, como o lombo de porco, devem ser temperadas com o sal de parrilla, limão e alecrim, garantindo com que não fique ressecada. Já o frango, como as asinhas e coxas, combina com o curry, com a pimenta-do-reino e com a páprica apimentada, conferindo mais sabor para esse tipo de carne tão comum no cotidiano.
Faça marinadas
A técnica de marinar a carne consiste em deixar as proteínas em um recipiente com temperos e algum líquido ácido, como o vinagre ou suco de limão, durante algumas horas. Esse processo serve para que os temperos penetrem por entre as fibras da carne, adicionando um sabor único. Deixe por no mínimo duas horas, mas em caso de peças grandes de carne, o recomendado é deixar por 12 horas, ou seja, de um dia para o outro. Isso contribui para que a peça fique mais macia, suculenta e saborosa.
Salmoura não é a mesma coisa que marinada
A técnica da salmoura consiste em misturar a carne com água e sal refinado por algumas horas para salgá-la. O que acontece é que essa combinação enrijece as fibras e endurece a proteína. Já a marinada utiliza líquidos ácidos que fazem o contrário, quebrarem as fibras e promoverem a maciez. Quando for fazer o churrasco, a salmoura está longe de ser algo recomendado.
Como lidar com as carnes mais duras
Caso você trabalhe com cortes mais duros, recomendamos utilizar um pouco de bicarbonato de sódio durante o processo de marinar. Como já explicamos, o limão e o vinagre servem para quebrar as fibras que endurecem as carnes, mas em alguns casos mais críticos eles podem não ser suficientes. Por isso, aposte no bicarbonato de sódio. Mas atenção: não deixe ele na carne por muito tempo! Uma hora é mais do que o suficiente para ele dar resultados e amaciar o pedaço de carne. E não se preocupe porque ele em nada interfere no gosto.
Veja mais
Churrasco econômico e saboroso: com carne de segunda (que aqui em casa chamamos de primeira!) e bons acompanhamentos a alegria tá garantida!
Arroz pega marido está viralizando no Tiktok, mas o TudoGostoso ensina uma receita melhor!
Torta fria de frango para o almoço ou jantar: receita com gostinho de infância é simples e fácil de fazer