• Entrar
  • Cadastrar
Lombo de porco assado
Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile
4.6 / 5 (50 avaliações)
Ver todos os 49 comentários
Lombo de porco assado
Assistir : Lombo de porco assado Video 1 de 1
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
@ TudoGostoso
Icone flèche
Icone flèche
Compartilhar
Imprimir
J
Por Jéssica Pinheiro Brazil

Surpreenda a todos com essa receita de lombo de porco assado simplesmente irresistível! O seu almoço - ou jantar - irá virar uma verdadeira festa gastronômica! O lombo de porco assado é uma opção clássica e irresistível para as celebrações em família, especialmente durante datas festivas como o Natal. Esta receita tradicional traz um lombo suculento e cheio de sabores, garantindo um prato principal que vai encantar a todos os convidados. Com uma marinada simples, porém poderosa, composta de alho, cebola, louro, suco de limão, azeite e sal, o lombo absorve os sabores e aromas, resultando em uma carne macia e cheia de sabor. A etapa de assar no forno completa o processo, garantindo uma crosta dourada por fora e a suculência preservada por dentro. Este prato é perfeito para ser servido com acompanhamentos clássicos de Natal, como farofa, arroz à grega ou batatas assadas. Siga este passo a passo simples e conquiste elogios com um lombo de porco assado delicioso e irresistível em sua mesa de festividades!

Ingredientes (8 porções)

  • lombo de porco1,5 kg de lombo de porco
  • cebola1 cebola média, em pedaços
  • sal1 1/2 colher de chá de sal
  • suco de limão2 colheres de sopa de suco de limão
  • azeite1/4 de xícara de azeite
  • alho4 dentes de alho
  • folha de louro4 folhas de louro

Modo de preparo

Modo de preparo :
Preparo :
  1. 1

    Faça vários furos na carne e reserve.

  2. 2

    Bata os temperos no liqüidificador e passe no lombo essa mistura.

  3. 3

    Coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido, a 200º, por 30 minutos.

  4. 4

    Enquanto a carne assa, adicione 1/2 xícara de água para criar um pouco de caldo.

  5. 5

    Fure com uma faca, se estiver cozida, não escorrerá líquido e a faca deslizará bem.

  6. 6

    Retire o papel alumínio, vire o lombo e asse até dourar, sempre acrescentando água à medida que for secando. Corte em fatias e sirva com o caldo da assadeira.

Informações adicionais

Dicas para preparar a melhor receita de lombo assado

 

Para quem procura algo diferente do tradicional tender ou peru para preparar na ceia de Natal ou do Ano-Novo, a dica é apostar em uma receita de lombo assado. Como o próprio nome já diz, é um corte retirado da região lombar do porco. É uma carne muito macia que fica ótima grelhada ou assada. Por isso, o blog do TudoGostoso selecionou 15 receitas de lombo assado para você escolher a que mais tem a ver com a mesa da sua ceia.

 

O lombo de porco é uma peça de carne sem osso, geralmente comercializado sem gordura. É ótimo para ser feito inteiro ou sem bifes, e é uma boa opção para as ceias de Natal e Ano-Novo. Se você tem dúvidas de como preparar essa carne e receio de deixá-la seca, confira a seguir algumas dicas para que ela fique macia e muito saborosa: veja como fazer o lombo de porco assado perfeito.

 

Escolha a melhor peça

 

Para que sua refeição seja perfeita, fique atento na hora de comprar o lombo de porco. O ideal é que você leve uma peça com no máximo 2 kg. Quanto maior a carne, maiores são as chances de ela ficar seca e sem tempero. Além disso, você corre o risco desse lombo conter a mistura de outras partes do porco. Por isso, leve um produto de qualidade e que esteja fresco: isso vai ser essencial para resultado da sua receita.

 

Prepare com certa antecedência

 

Para que a carne fique macia e suculenta, é necessário que ela fique marinando por pelo menos 24 horas. É esse tempero que irá fazer toda a diferença na carne. Por isso, é importante que você deixe o tempo necessário e invista em ingredientes cítricos e e ácidos. Dê preferência a vinhos, sucos, cerveja, pimenta e temperos verdes. Deixe para colocar o sal no final, antes de levar o lombo de porco para assar. O importante é que a marinada esteja saborosa e perfeita para deixar a carne suculenta durante essas horas. Dica: deixe o lombo de suíno de molho nos temperos em um pote bem tampado na geladeira.

 

Finalize perfeitamente

 

Se você não é um grande fã das gorduras presentes na carne, essa é a hora de retirá-las. Deixe para fazer isso no final: a gordura será importante durante o processo de cozimento do lombo de porco para garantir a suculência para a carne. Se você optou por usar o forno: deixe o lombo assado descansando alguns minutos antes de cortá-lo. E ao fazer isso, lembre-se sempre de ir contra as fibras da peça, para que ela não fique rígida. E para dar o toque final ao prato, você pode preparar um molho para ser servido junto com a carne. É outra maneira fácil e gostosa de deixar sua refeição perfeita!

 

Além da receita de lombo suíno assado: muitas outras receitas de Natal no TudoGostoso

 

Quer outras opções para a sua ceia de Natal? Confira receitas deliciosas aqui no TudoGostoso: peru assado simplesarroz natalinotender natalino fácilchester desossado com farofa de frutas secasfarofa de Natalreceitas com frangosalpicãopanetoneperu de Natalchester assadoarroz à gregapavê de bolacha maizenapavê de chocolaterabanadamanjar de cocopudimfricassê de frangomousse de maracujá e mais delícias!

 

Agora que você já sabe como fazer lombo suíno assado, veja também:

 

Sobremesas de Natal: 55 receitas deliciosas

Acompanhamentos para a ceia de Natal: confira as opções

Almoço de Natal: receitas deliciosas para o dia 25

Categorias relacionadas
Comentários

Obrigado pela participação! O seu comentário
foi enviado e passará por aprovação antes de
estar visível para todos.