Quando o assunto é churrasco, cada um prepara do seu jeito, mas existem dicas para fazer o perfeito! Isso faz com que surja a dúvida se o correto é usar o sal na carne antes ou depois da churrasqueira. Mas seus problemas acabaram! Por mais que essa questão traga um certo embate de opiniões, a verdade é que existe, sim, um jeito que garanta que a carne fique saborosa e suculenta! Venha descobrir agora no TudoGostoso!
Sal na churrasqueira: a escolha certa
Há quem defenda que o sal deve ser adicionado nas carnes antes, junto com outros temperos com o propósito de deixar a carne com mais gosto, mas há quem prefira que ele seja adicionado depois. A grande resposta para esse confronto é: o correto é acrescentá-lo depois! Entre os cozinheiros profissionais é defendido que o sal deve ser colocado durante o preparo da carne, pois ela vai absorvê-lo bem rapidamente, mas não de uma maneira exagerada.
Por que não colocar o sal antes?
O sal, como o próprio nome já diz, serve para salgar. Quando ele passa muito tempo em contato com as carnes, pode fazer com que tempere demais e elas percam o seu sabor e a textura. Imagina só, você gasta uma grande quantidade de dinheiro comprando uma picanha e quando vai comer, ela está extremamente salgada? Ninguém quer isso, né? Isso acontece porque o sal é capaz de absorver os líquidos da carne, fazendo com que ela fique dura.
Qual o sal ideal para o churrasco?
A carne deve ser assada com sal grosso porque ele é o que mais preserva a propriedade do alimento e evita o ressecamento. Mas não vá pensando que se mesmo utilizando-o, você pode salgar a carne antes! Ele apenas não é tão rápido no tempero da carne quanto os outros tipos de sais. É por isso que esse tipo de cristal é ideal para ser utilizado quando a carne é colocada na churrasqueira.
Qual a quantidade de sal por quilo de carne?
Essa questão varia conforme o gosto pessoal, mas é importante pontuar que o sal usado de maneira excessiva dá origem a diversos problemas de saúde, como a pressão alta, infartos e diversos outros problemas cardiovasculares. A quantidade sugerida para evitar correr riscos é utilizar 5 gramas de sal para 1 quilo de carne. Essa medida é equivalente a uma colher de chá de sal.
Recomendações
Essa dica é para os teimosos! Se mesmo assim você não se convenceu que essa é a melhor alternativa e continua pensando em usar o sal na carne antes do preparo, apenas tente não fazer isso com muita antecedência. Quanto mais tempo a carne ficar ‘descansando’ antes de ser levada para as grelhas da churrasqueira, mais sal ela vai absorver com o tempo. Depois não diz que a gente não avisou, hein? Uma boa alternativa também é fazer o preparo das carnes dos dois jeitos diferentes, colocando o sal antes ou depois e provar pra ver qual tem mais sabor, mas conforme já avisamos com antecedência, adicionar o sal depois da carne estar na churrasqueira é a opção mais apetitosa!
Veja mais
Como espetar carne para churrasco: veja as dicas do TudoGostoso
Como fazer um churrasco barato: confira as dicas