Um dos maiores problemas que quem mora em apartamento tem é não poder fazer um churrasco com os amigos e a família. Afinal, é preciso ter uma área aberta para a fumaça poder sair, não é mesmo? Não! É possível, sim, fazer churrasco em apartamento, e o TudoGostoso vai te contar tudo que você precisa saber para isso. Vem!
Churrasco em apartamento: como resolver o problema da fumaça e do cheiro?
Sem dúvidas, o grande problema de fazer churrasco em um apartamento sem varanda é a fumaça e o cheiro que ficam acumulados. Enquanto o cheiro pode não ser um problema tão grande para os amantes de churrasco, a fumaça com certeza é!
A fumaça do churrasco acontece por dois motivos: o primeiro tem a ver com a brasa, com o carvão; o segundo tem a ver com o tipo de alimento que está na churrasqueira. Pois é, até o tipo de carne que você escolhe assar impacta na quantidade de fumaça que tem no ambiente.
A melhor maneira de resolver o problema da fumaça e do cheiro de churrasco em apartamento é tendo uma coifa. Contudo, a gente sabe que isso nem sempre é viável. Sendo assim, você deve tomar outras precauções, como escolher a carne certa.
O corte da carne certo para fazer churrasco em apartamento
Para fazer churrasco em apartamento, o ideal é escolher uma carne que não tenha muita gordura, como alcatra e filé mignon. A picanha, o contrafilé e a fraldinha são cortes deliciosos para churrasco, mas que produzem muita fumaça ao serem colocados na brasa.
Acontece que quando assamos uma carne na churrasqueira, a gordura do alimento cai em cima do carvão, aumentando as chamas e “queimando” essa gordura, o que gera a fumaça.
Por isso, o ideal é escolher carnes magras e fazer preparos sem uso de óleo. Lembre-se sempre que a camada de gordura da peça de carne deve ficar virada para cima. Assim, enquanto a carne assa, a gordura derrete e hidrata a proteína, mantendo a suculência e o sabor.
Qual a melhor churrasqueira para fazer churrasco em apartamento?
Escolher a churrasqueira certa para apartamento é uma questão bastante controversa entre os mestres churrasqueiros. Isso porque cada tipo produz um resultado diferente.
O mais indicado para locais fechados com ou sem coifa é a churrasqueira a gás ou elétrica, que produzem uma quantidade bem pequena de fumaça. Outra opção muito escolhida é a churrasqueira a bafo, que possui uma tampa e concentra a fumaça ali; porém, quando ela é aberta, a fumaça se espalha pelo ambiente.
A vantagem desse último modelo é que ele costuma ser bem pequeno e fácil de transportar, então você poderia colocá-lo em qualquer ambiente da sua casa que ache mais propício. Além disso, é preciso carvão para fazer o churrasco, o que faz com que esse modelo entregue um resultado final praticamente igual às churrasqueiras de carvão abertas.
O resultado do churrasco nas churrasqueiras a gás e elétrica é ligeiramente diferente do resultado de uma carne feita na churrasqueira de carvão, o que pode incomodar os churrasqueiros mais exigentes.
Veja mais:
Aprenda a temperar a carne do churrasco como um mestre churrasqueiro: aqui estão as melhores técnicas