Não há dúvidas de que a carne é um alimento queridinho na alimentação dos brasileiros. Seja de primeira ou de carne de segunda, é um ingrediente incrível para fazer receitas deliciosas. O ponto da carne é que costuma dividir opiniões: há quem só a coma malpassada e outros que viram a cara só de pensar naquela proteína que, aparentemente, ainda está sangrando. Mas será que, mesmo após cozida, a carne mal passada tem sangue? Hora de resolver esse mistério! Descubra de uma vez por todas o que é o líquido vermelho da carne!
Descubra o que é mioglobina, a proteína que parece sangue na carne malpassada
Como é chamado o líquido que sai da carne?
O líquido vermelho que sai da carne malpassada não é sangue. Na verdade, é uma proteína chamada de mioglobina, que garante o armazenamento de oxigênio no tecido dos bovinos e é responsável pela coloração vermelha no músculo dos animais. Ela não oferece nenhum risco para a saúde e pode ser consumida sem nenhum problema
Mesmo nas bandejas de carnes vendidas no supermercado, o líquido avermelhado no recipiente é a mioglobina. Ela permite uma melhor oxigenação da carne, assim como uma conservação mais prolongada. A maioria do sangue dos animais é retirada no momento do abate e dificilmente a proteína bovina industrializada terá vestígios de sangue.
O ponto da carne não determina, portanto, a quantidade de sangue no alimento. É apenas uma preferência relacionada à textura. Quanto mais tempo o alimento cozinha, mais água a proteína perde e isso faz com que o alimento fique mais enrijecido.
Como saber se a carne estragou pela cor?
Mais importante do que conferir a quantidade de líquido vermelho na carne é reparar na cor do alimento na hora de comprar, um dos melhores indicativos da qualidade e conservação do alimento.
A carne bovina fresca deve ser bem vermelha e brilhante por fora. Se o peça apresentar uma pigmentação marrom, amarelada, esverdeada ou até esbranquiçada, não deve ser levada para casa. Depois de um tempo na geladeira de casa, é comum que ela fique mais acinzentada por conta da oxidação, como acontece com frutas, por exemplo.
A carne crua tem um odor característico mais forte, mas ele tende a desaparecer pouco tempo após você começar a manusear o alimento. Se isso não acontecer, é bem possível que esteja estragada. Neste caso, é melhor não consumir.
Como acertar o ponto da carne?
Agora que você já sabe que pode comer a carne sem medo de ingerir sangue, pode estar se perguntando como acertar no ponto na hora do preparo. Tudo depende da temperatura do fogo, do tempo de cozimento e também na escolha do corte certo.
No caso de carne malpassada, ela precisa apresentar uma coloração interna rosada opaca depois do cozimento, e um leve dourado na parte externa. O corte precisa ficar no fogo por quatro minutos em uma temperatura de 55 °C a 60 °C. Como nem sempre é fácil seguir medidas tão específicas em casa, vale o truque de apertar a carne com o dedo polegar e o indicador e conferir se a proteína ainda está macia.
Veja mais
Carnes de segunda: conheça os cortes e descubra como cozinhar capa de filé, acém, coxão duro e mais!
É saudável comer barra de proteína? Entenda benefícios e o jeito certo de incluir na alimentação