Escolher qual carne comprar pode ser um desafio para muitos! Afinal, como saber só de olhar pela vitrine se aquela carne do açougue está mesmo macia, saborosa e suculenta? O TudoGostoso pode te ajudar nessa tarefa! Para você não errar e desperdiçar dinheiro, o TudoGostoso reuniu 5 dicas sobre como escolher carne!Confira a seguir!
Carne sendo retirada da vitrine refrigerada de um açougue
5 dicas sobre como escolher carne
Preste atenção
O cheiro forte e a coloração mais acinzentada podem ser sinais de que essa carne não está boa. Além disso, não deixe de verificar a textura: se ao apertar a carne ela não voltar ao seu estado normal, isso é um sinal de que ela não está fresca.
Carne de bandeja ou direto no açougue?
É necessário ter uma atenção especial às informações da etiqueta das carnes de bandeja — reparar desde quando estão ali, a data da validade, qual o corte e até mesmo reparar se os pedaços de carne suculentos que estão por cima não estão escondendo pedaços gordurosos, com nervos e de outros cortes por baixo.
Mulher escolhendo carne em um açougue
Fique atento ao corte
São tantos tipos de corte de carne que fica difícil saber qual a diferença entre eles e qual é melhor para cada tipo de prato. Existem umas mais gordurosas, outras menos, umas mais macias, outras nem tanto... Ou seja: detalhes característicos do próprio corte — e não um sinal de que a sua carne esteja possivelmente estragada ou "dura demais".
De olho na gordura
A gordura possui um tom amarelo claro em carnes frescas. Alguns cortes como picanha, costela e maminha têm uma camada de gordura que confere maciez e suculência à carne durante seu preparo.
Sebo? Aqui não!
Se a carne estiver com sebo, peça para o açougueiro removê-lo praticamente por inteiro. Geralmente o seu tom é esbranquiçado. Diferentemente da gordura, o sebo não confere maciez à carne. Além do sebo, outros elementos como hematomas, coágulos, ossos e cartilagens devem ser descartados.
Cortes de carne no açougue