O palmito é retirado de diversas palmeiras, como a juçara, a do açaí e a da pupunha, e é um alimento cheio de boas propriedades: tem vitaminas do complexo B, vitamina C, sais mineiras e ferro. Ele também é pouco calórico e versátil, pois pode ser incluído em diversas receitas, como pastel de palmito, empadão de palmito, risoto de palmito, torta de palmito de liquidificador. Mas para fazer todas essas receitas incríveis, é preciso comprar o palmito certo, né? Por isso, nós daremos 5 dicas de como comprar palmito. Chega de comprar macio duro demais!
Pedaços de palmito
Como comprar palmito: 5 dicas
Potes de vidro
Sempre escolha os palmitos que são vendidos em potes de vidro, porque você precisará olhar o fundo do pote. Para conseguir um palmito macio, procure escolher o produto que tem os pedaços mais regulares, ou seja, que não estejam com as suas camadas marcadas. Além disso, fuja dos palmitos já cortados, pois fica ainda mais difícil de identificar como eles estão.
Água limpa
Nunca compre um vidro de palmito em conserva se a água estiver turva ou amarelada, pois o seu alimento pode estar contaminado. Isso pode acontecer mesmo se o produto ainda estiver dentro do prazo de validade, portanto, fique atento!
Palmito
Boiando não!
O verdadeiro palmito macio está apoiado ao fundo do vidro. Se ele estiver boiando, isso quer dizer que ele está sendo mal oxigenado, o que faz com que ele endureça.
Extramacio
Procure pelos produtos que tenham "extramacio" no rótulo. Eles podem ser um pouco mais caros, mas com certeza vale a pena para não correr o risco de comprar aquele palmito superduro, não é mesmo?
Procedência
Por último mas não menos importante, confira a procedência do seu alimento. Leia os rótulos e não compre qualquer palmito.
Palmito cortado em cima de tábua de madeira