Só quem ama praticidade sabe o quanto uma receita de liquidificador pode facilitar a vida, não é? É possível preparar infinitos quitutes, desde sobremesas fáceis como bolos, tortas, sopas e até massas. Só que para os preparos darem certo, é importante entender a melhor forma de aproveitar o liquidificador.
Existem alguns truques simples que fazem toda diferença no resultado final das receitas. São detalhes sobre tipos de ingredientes, tempo de uso do aparelho e até mesmo conservação da lâmina. Aprenda, abaixo, tudo o que precisa saber para nunca mais errar a sua receita de liquidificador!
Receita de liquidificador: seus problemas acabaram com as dicas do TudoGostoso
1 - A ordem dos ingredientes importa?
Quem é você na hora de preparar uma receita de liquidificador? Aquela pessoa que segue todo o passo a passo rigorosamente ou aquela que joga tudo de uma vez? Embora tenha gente que acha que é besteira, a ordem dos ingredientes importa, sim.
Para garantir uma mistura lisa e homogênea, sem sobrecarregar o liquidificador, é importante começar batendo os ingredientes líquidos e depois incorporar os sólidos, como é o caso da farinha. Esse detalhe lhe renderá receitas mais gostosas e um liquidificador perfeito por mais tempo.
2 - Como não errar o ponto do bolo de liquidificador?
Para quem não tem batedeira ou está com pressa, os bolos de liquidificador são perfeitos. No entanto, é preciso ter atenção ao tempo de mistura para que a receita funcione. A dica é não bater demais a farinha. Do contrário, o glúten presente no trigo é ativado e faz com que a massa fique pesada.
Quando queremos fazer uma pizza, por exemplo, ativar o glúten da massa é um passo importante para que ela fique elástica e fácil de manusear. Mas quando se trata de bolo, não queremos esse efeito, mas sim um preparo fofinho e macio. Por isso, depois de bater os ingredientes líquidos, acrescente a farinha e bata por poucos segundos, apenas o suficiente para misturar tudo.
Para triturar frutas congeladas o liquidificador deve estar com lâminas afiadas
3 - O que é bom para amolar lâmina de liquidificador?
Conforme vai sendo usada, é normal que a lâmina do eletrodoméstico fique cega. E é claro que isso pode prejudicar a sua receita de liquidificador. Se você perceber que as lâminas do seu aparelho já não estão funcionando tão bem, é importante procurar ajuda técnica ou optar por soluções caseiras.
Para amolar a lâmina de liquidificador em casa é bom usar casca de ovo. Já sabia dessa? Tudo o que você vai precisar fazer é reservar as cascas já lavadas e secas dos ovos do seu dia a dia e batê-las no liquidificador. O ideal é usar a função pulsar ou a velocidade 1. Isso será o suficiente para tornar seu liquidificador potente novamente.
4 - Qual o melhor liquidificador para uso doméstico?
A verdade é que mesmo tomando todos os cuidados necessários, é importante ter um liquidificador que comporte o tipo de uso desejado. Só assim sua receita de liquidificador poderá dar certo. Existem diversos modelos no mercado que variam, principalmente, na potência, número de velocidades, material e acessórios.
Receitas de liquidificador são práticas e versáteis
Todos esses pontos devem ser levados em conta, sobretudo a potência. O melhor liquidificador para uso doméstico vai variar de acordo com a quantidade e tipo de alimento preparado, além da frequência de uso do aparelho. Mas, via de regra, os liquidificadores a partir de 500W suprem bem a função, conforme indicado abaixo:
- Até 300W: geralmente, é a potência de um liquidificador portátil. É mais indicado para uso pessoal, misturas líquidas, como sucos e vitaminas, e uso esporádico.
- De 300W a 500W: é o que um liquidificador pequeno doméstico costuma ter de potência. Ideal para até duas pessoas e uso esporádico para bebidas e sopas.
- De 500W a 700W: potência recomendada para uso doméstico rotineiro. Garante um bom desempenho e é capaz de bater uma quantidade razoável de alimentos, como legumes para caldos, líquidos mais densos, como massa de torta de liquidificador, e sobremesas.
- De 700W a 1000W: modelo perfeito para famílias grandes. Liquidifica perfeitamente até alimentos mais duros, como amendoim e polpa de açaí. Também é recomendado para pequenos negócios com uso esporádico.
Quer ajuda para escolher o melhor liquidificador para a sua cozinha? O TudoGostoso preparou uma seleção com ótimas opções. Confira!
Veja mais: