Pode parecer estranho pensar que exista um alimento que contenha mais proteína do que a carne animal, mas esse é o caso da spirulina. Não é à toa que ela ficou tão popular entre as pessoas que desejam ganhar massa muscular. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre essa alga, e contar quais são os verdadeiros benefícios da spirulina para a saúde e como ela deve ser consumida! Você vai aprender tudo isso agora no TudoGostoso!
O que é spirulina?
A spirulina, conhecida também como alga azul, é um microalga considerada um superalimento pela NASA graças aos benefícios para a saúde humana. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu a spirulina como o “alimento do milênio” por contar com mais de 50 nutrientes diferentes!
Uma curiosidade é que a spirulina faz parte do planeta há bilhões de anos, e é usada na alimentação humana por, pelo menos, dois mil anos, por diferentes povos ao redor do mundo.
Para que serve a spirulina?
A spirulina serve como suplemento alimentar por ser rica em vitaminas e minerais essenciais para o corpo humano, além de ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ela é vendida desidratada, em comprimidos, cápsulas ou em pó. Normalmente, é comercializada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou pela internet. No entanto, é importante ter cuidado na hora de adquirir esse suplemento para se certificar da procedência.
Quais são os benefícios da spirulina para a saúde?
Os benefícios da spirulina para a saúde são inúmeros: ela é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como ferro, zinco, selênio. Ela também é rica em ômega-3, um ácido graxo extremamente importante para o organismo. Segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA, essa alga contém 57 gramas de proteína em 100 gramas, mais que o dobro da proteína animal, que contém cerca de 26 g.
Confira mais benefícios da spirulina para a saúde:
- Alivia sintomas de rinite alérgica: a spirulina pode ser uma grande aliada de quem sofre com essa condição graças às propriedades anti-inflamatórias que melhoram a imunidade. Por causa disso, ela alivia alguns dos sintomas da rinite, como espirros, coceiras e nariz escorrendo.
- Ajuda a emagrecer: existem diversos nutrientes nessa alga que auxiliam no emagrecimento, como é o caso das proteínas e fibras, que garantem saciedade por mais tempo. Mas não para por aí! Ela também contém um aminoácido chamado γ-linolênico que atua como um antioxidante poderoso no corpo, promovendo a queima de gordura.
- Auxilia no ganho de massa magra: as proteínas presentes nesse superalimento são ótimas para quem deseja ganhar massa muscular, mas o aminoácido γ-linolênico também contribui para a recuperação muscular, além de aumentar a força e resistência.
- Controla a pressão alta: você sabia que o óxido nítrico é responsável pelo relaxamento dos vasos sanguíneos? Acontece que a spirulina ajuda na produção dessa substância, o que faz com que a pressão arterial caia. No entanto, o uso desse superalimento para esse intuito deve ser feito sob orientação médica.
Veja mais:
Revelada a quantidade de proteína que você deve consumir por dia, segundo médicos especialistas!
Alimento queridinho do mundo fitness é benéfico para o coração, ótimo para a visão e rico em antioxidantes