Ele é conhecido como um superalimento e é amado pelos marombeiros. Rico em fibras, importantes para a redução dos níveis de colesterol no sangue e contribuindo para a diminuição do risco de doenças cardíacas, esse vegetal é popular por ajudar no ganho de massa muscular (quando consumido de forma correta).
Versátil e suavemente doce, ele pode virar um ótimo snack para substituir as batatas fritas. Você já deve ter percebido que estamos falando da batata-doce, importante alimento para quem busca uma dieta rica em nutrientes e antioxidantes visando a prevenção de doenças cardiovasculares.
Além do alto teor de fibras, esse tubérculo possui carboidratos complexos, vitamina A, vitamina C e potássio, o que o coloca na classificação de superalimento por todas as propriedades positivas para a saúde geral do corpo.
Entenda por que o consumo regular da batata-doce contribui para a saúde do coração e pode prevenir doenças crônicas.
Saiba como a batata-doce pode contribuir para a saúde do coração
Alguns dos componentes que se destacam na batata-doce são as fibras, o potássio e o alto teor de antioxidantes. Essa combinação é fundamental para ajudar na melhora da saúde cardiovascular.
- As fibras contribuem para a redução dos níveis de colesterol no sangue e de doenças cardíacas;
- O potássio ajuda a manter a pressão arterial controlada ao equilibrar os efeitos do sódio no organismo;
- Os antioxidantes, com destaque para o betacaroteno, combatem os radicais livres, responsáveis por causar danos ao coração e aos vasos sanguíneos.
Benefícios da batata-doce para a saúde da visão
Rica em vitamina A, a batata-doce também é conhecida pelos seus benefícios para a saúde ocular. De que forma esse superalimento contribui para a melhora da visão?
Isso acontece devido à conversão do betacaroteno em vitamina A no organismo, ajudando a manter a córnea saudável e a reduzir o risco de degeneração macular e catarata, doenças que afetam a visão.
Outro fator que contribui para a proteção dos olhos contra os danos oxidativos é a presença da vitamina C no vegetal.
Veja mais!
Nem café, nem ovos: sou cardiologista e esse é o alimento que consumo todos os dias para proteger a saúde do coração
Nível de glicose no corpo: bioquímica entrega a verdade sobre a diferença entre comer batata inglesa ou batata-doce