A batata-doce é a eterna “rival” da batata comum e substituta vencedora muito usada em receitas fitness dos marombeiros e outros frequentadores assíduos da academia. Para essas pessoas, as receitas de batata-doce ganham muitos formatos ao longo do dia, do purê ao escondidinho fit e até um suco de batata-doce com limão pela manhã. Mas por que ela é tão consumida por quem pratica exercícios e será que vale a pena incluir na dieta em qualquer situação? Descubra no TudoGostoso quais são os benefícios da batata-doce como ela afeta o seu corpo se você pratica exercícios ou não.
Quais são os benefícios da batata-doce na dieta fitness?
A batata-doce ganhou fama de alimento fitness por alguns motivos. Para começar, não se engane, ela é um carboidrato e pode ser calórica para quem quer emagrecer, por exemplo. Mas seus carboidratos são saudáveis e seu índice glicêmico cru ou cozido é baixo, o que significa que o açúcar desses carboidratos é liberado lentamente para o corpo. O resultado é uma fonte de energia constante ao longo do dia e ainda uma saciedade maior.
Quem pratica exercícios físicos, especialmente para ganhar massa muscular, precisa de energia para “queimar” e atuar como combustível durante os exercícios. Nisso a batata-doce é excelente para ter impulso para se movimentar sem ficar com fome na metade da série. É a receita necessária para ter plenas condições de conseguir o melhor desempenho em cada atividade.
Além disso, não podemos ignorar o impacto das vitaminas e dos minerais da batata-doce na prática de exercícios. Um dos minerais que a batata-doce possui em boa quantidade é o potássio, cerca de 340 mg em cada 100 g do alimento. O potássio auxilia na contração muscular, auxiliando no crescimento dos músculos e prevenindo câimbras e dores musculares pós-treino.
Outro componente é o magnésio, com 25 mg do mineral em uma porção do tubérculo, que age na função muscular principalmente no relaxamento dele, bom para a recuperação entre dias cheios de atividade. Ou seja, além de apostar na batata-doce no pré-treino para ter energia, pode ser interessante consumir também no pós-treino para recuperação muscular.
Quais são os outros benefícios da batata-doce?
E quem não pratica exercícios físicos com frequência ou então não quer necessariamente ganhar massa muscular também pode comer batata-doce? Sim! Mas as vantagens podem ser bem diferentes, ainda mais se escolher a melhor batata-doce. A batata-doce é um bom substituto para a batata se você quiser uma fonte de carboidratos complexos e mais nutritivos. Mas a batata-doce é mais calórica que a sua “irmã”, então pede um consumo mais moderado para quem quer perder peso, ainda que não seja totalmente contraindicada.
Um dos principais benefícios da batata-doce é que ela é rica em fibras. É isso que faz ela ter baixo índice glicêmico, ideal para ficar saciado e evitar os lanches fora de hora. Sem contar, é claro, com as vantagens para uma digestão tranquila. Por causa disso, os açúcares são digeridos lentamente e adequadamente, evitando picos de glicose que afetam qualquer diabético. Além de ser bom para ajudar a controlar a diabetes, o potássio da batata-doce regula a pressão arterial que previne doenças cardíacas.
Você sabia que a batata-doce tem vitamina C? Não é só a laranja que é rica nesse componente, muitos outros alimentos também têm vitamina C em doses variadas. Vamos ser sinceros em dizer que a batata-doce não tem uma quantidade elevada dela, mas é sempre bom como complemento para reforçar a imunidade. Ainda mais associada com a vitamina A, o famoso betacaroteno, que ajuda não apenas na saúde dos olhos como trabalha em conjunto para a imunidade ficar em dia. Coloque os antioxidantes juntos e terá a receita certa para eliminar as toxinas e manter o corpo saudável.
Comer batata-doce pode deixar você de bom-humor e não estamos falando só por saciar a fome. O tubérculo tem vitaminas do complexo B que atuam no sistema nervoso, colaborando para a produção de serotonina. Além disso, por não passar pelos picos de energia do açúcar, você ainda fica como uma sensação de bem-estar prolongada, sem aquele “peso” no corpo após comer um prato muito pesado em carboidratos, por exemplo. Bom para o corpo e para a mente!
Veja mais:
Só faço batata-doce assim, com casca, em rodelas e na airfryer: receita simples, fácil e muito gostosa
Palito de batata-doce com crosta de parmesão feito na airfryer é o petisco crocante e saudável que você vai se apaixonar
20 receitas para incrementar a sua marmita fitness