Você sabe como comprar a batata-doce com maior valor nutritivo? Saiba que existem algumas dicas infalíveis para aproveitar ao máximo os benefícios dessa raiz antes de levar para casa. Com tantas propriedades maravilhosas para o corpo, a batata-doce é até consumida como suco para ajudar no emagrecimento.
Presente em uma variedade de receitas saborosas, ela é conhecida pelo seu poder em ajudar no ganho de massa muscular. Dentre os seus benefícios, a batata-doce se destaca pelo baixo índice glicêmico, por ser rica em fibras, proteínas e vitaminas A, E, K e do complexo B.
Mas ela também possui minerais como potássio e magnésio na sua composição. Ou seja, a batata-doce ajuda a melhorar o trânsito intestinal, previne o envelhecimento precoce, doenças cardíacas e fortalece o sistema imunológico.
Agora você já se convenceu de que vale a pena comer esse alimento com regularidade?
Como escolher a batata-doce na hora de comprar
Antes de comprar a batata-doce para usufruir dos seus poderosos benefícios, é importante aprender a escolher as melhores opções. E existem algumas diferenças. Dependendo da cultivo, ela pode ter a pele branca, creme, amarela, rosada, avermelhada ou roxa.
- A polpa da batata-doce pode ter cores diferentes também, desde o branco, um creme e amarelo, até um tom alaranjado, rosado ou roxo.
- As batatas-doces, quando apresentam polpa laranjada, creme, amarela ou roxa, é porque são mais ricas em vitamina A do que as raízes de polpa branca.
- Evite as opções com início de brotação, pois elas têm menor durabilidade e perdem valor nutritivo.
- Os danos por insetos ou broca costumam ser superficiais, então não é algo para se preocupar porque a parte atacada é descartada quando descascada.
- No caso de danos internos na batata-doce, a broca causa um sabor amargo mais marcante, além de alterar o cheiro e a polpa ficar mais escura.
Veja mais!
Batata ou batata-doce: qual é a mais saudável? Nutricionista responde
Qual a melhor batata para a saúde: inglesa, baroa ou batata-doce? Nutricionista responde e cita o inhame.