• Entrar
  • Cadastrar
Benefícios da batata-doce: alimento fit gera saciedade, diminui colesterol, protege os olhos e muito mais!

A batata-doce é um ingrediente poderoso na alimentação saudável que ajuda todo o nosso organismo de uma vez só

A batata-doce é rica em benefícios para você (Créditos: Shutterstock)

Para planejar um bom cardápio do mês saudável, um dos primeiros passos é saber escolher bem os ingredientes e a batata-doce pode ser um deles. A batata-doce é uma das melhores substitutas da batata inglesa e é conhecida como um alimento fit, mas com muito mais benefícios além de ser um aliado da academia. Versátil na cozinha e na saúde, as receitas com batata-doce são ótimas para fortalecer o corpo e deixar as vitaminas e minerais em dia. Descubra no TudoGostoso toda a gama de benefícios da batata-doce.

Qual o benefício de comer batata-doce?

Seu corpo vai agradecer pelos nutrientes que você vai ganhar ao consumir batata-doce.

Dá saciedade

A batata-doce é rica em carboidratos, mas calma que não é para correr dela! O tubérculo tem os chamados carboidratos complexos, ricos em amido e também em fibras, com baixo índice glicêmico. Isso significa que a batata-doce é digerida aos poucos, ficando mais tempo no estômago e liberando a glicose e as calorias ao longo do tempo. Assim você fica saciado e não vai precisar comer mais tão cedo.

Ajuda na prática de exercícios

Todo mundo precisa consumir alguma quantidade de calorias para ter energia durante o dia, e isso vale ainda mais para quem pratica exercícios físicos. Carboidratos saudáveis como os da batata-doce são perfeitos para essa tarefa. A digestão prolongada fornece energia aos poucos em vez de ter um pico alto de energia que vai durar pouco. Ou seja, você fica mais energizado e motivado enquanto se exercita quando consome batata-doce no pré-treino. Para completar, a batata-doce tem minerais que evitam as câimbras, como o potássio, e que estimulam a formação de massa muscular, no caso do magnésio.

Protege os olhos

Para manter a boa visão só comendo bastante cenoura? Não necessariamente. A batata-doce faz parte deste grupo de alimentos ricos em betacaroteno que se convertem na famosa e necessária vitamina A. Essa vitamina é fundamental para proteger os olhos contra problemas e doenças oculares que vão de olhos secos até infecções oculares e cegueira.

Fortalece a imunidade

Ninguém gosta de ficar doente. Ter uma boa imunidade pode ajudar você a se proteger contra doenças variadas ou conseguir passar por elas mais facilmente. Os mesmos betacaroteno e vitamina A que ajudam na visão também fortalecem o sistema imunológico, atuando principalmente nas mucosas e no intestino. A batata-doce também é rica em vitamina C, conhecida aliada da nossa imunidade e ótima para evitar gripes e resfriados.

Regula o intestino

Todo mundo sabe que incluir fibras na alimentação é obrigatório se quiser ter uma boa saúde intestinal, livre de problemas inconvenientes como constipação e diarréia. Para consumir a quantidade de fibras necessárias por dia, colocar batata-doce no prato é uma boa escolha. Esse tubérculo tem tanto fibras solúveis quanto as insolúveis, ótimo para ter um equilíbrio entre os benefícios dos dois. Com isso você tem uma digestão completa que absorve e elimina as substâncias de acordo com tranquilidade.

Controla o colesterol e a glicose

Por deixar o intestino regulado com as fibras, a batata-doce ajuda a controlar a glicose e o colesterol do seu corpo. As fibras solúveis do legume são eficazes na eliminação de açúcar e gordura durante o processo de digestão, diminuindo a porcentagem que o seu corpo absorve esses componentes prejudiciais. Se você quer evitar doenças como diabetes e infarto, a batata-doce pode ser um bom aliado.

Renova a pele

A batata-doce é rica em antioxidantes e vitaminas A, C e E que unidas beneficiam a renovação e proteção celular. As células novas são mais resistentes à inflamações, bom para prevenir doenças e também para ter uma aparência saudável, já que a pele ganha mais colágeno e elasticidade. Os antioxidantes também combatem os radicais livres que deixam a nossa pele mais desgastada. Por isso não adianta passar todos os cremes dermatológicos milagrosos se não tiver junto uma boa alimentação saudável com alimentos como a batata-doce.

Veja mais:
Benefícios de tomar limão de manhã: é isso que acontece com o seu corpo quando você ingere meia fruta por dia
Por que o suco de batata-doce virou item obrigatório na dieta para emagrecer? Veja benefícios
Batata-doce, inhame, mandioca: veja como substituir a batata para variar o cardápio e economizar

Temas relacionados