A beterraba é um alimento muito nutritivo e ótima opção para o cardápio do dia a dia. Apesar de não ser indicada para ser cozida no feijão, contrariando a ideia de que reforça o ferro do prato, a beterraba tem sido muito utilizada como suco pré-treino entre as pessoas que praticam atividades físicas.
Essa bebida realmente é uma ótima aliada dos praticantes de exercícios, o que comprova que as suas propriedades são um ganho para o corpo.
De acordo com alguns estudos, o suco de beterraba auxilia no desempenho atlético e aumenta a resistência graças aos seus efeitos vasodilatadores e à capacidade de aumentar a eficiência do uso de oxigênio pelos músculos. Confira outras vantagens para a saúde!
Saiba quais são os benefícios da beterraba para o corpo
Essa raiz é fonte de muitas vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, vitamina B6, folato, magnésio, potássio e ferro. Ela também é rica em antioxidantes, como betalaínas e betacianinas, que ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas.
Por isso, alguns detalhes no preparo são fundamentais para ajudar a aproveitar ao máximo os poderes dessa raiz e não perder os seus nutrientes poderosos. Veja mais benefícios!
-
Ajuda na digestão: por ser boa fonte de fibras, ajuda a prevenir a constipação e manter um trato gastrointestinal saudável.
-
Saúde do coração: o nitrato presente na beterraba contribui na redução da pressão arterial, melhora a função dos vasos sanguíneos e isso impacta na saúde cardiovascular.
-
Saúde do cérebro: alguns compostos, como os nitratos, podem melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, atuando na melhora da função cognitiva e na redução do risco de declínio cognitivo relacionado à idade.
-
Propriedades anti-inflamatórias: graças aos antioxidantes, a beterraba pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, ou seja, ajuda na prevenção de doenças crônicas.
-
Desintoxicação: a beterraba é conhecida por conter compostos que ajudam na desintoxicação do fígado, eliminando toxinas do corpo e promovendo a saúde do órgão.
- Perda de peso: graças ao baixo teor calórico e alto teor de fibras, a beterraba ajuda a manter a saciedade e a controlar o apetite.
Me você costuma comprar a versão já picada ou ralada no mercado para preparar croutons de beterraba para a salada, por exemplo, confira essas dicas importantes antes de escolher as beterrabas!
Como comprar beterrabas cortadas e picadas
Antes de falarmos sobre as opções já partidas, vale a pena compartilhar algumas dicas valiosas. Ao escolher as beterrabas para levar para casa, opte pelas firmes, sem sintomas de estarem murcha, e a cor deve ser vermelho intenso.
Evite asbeterrabas com rachaduras e sem sinais de brotação e com o mínimo de cortiça. As raízes de maior valor comercial possuem de 200 a 300g e diâmetros entre oito e dez centímetros. Mas as beterrabas de tamanho fora desta faixa, também podem ser boas para consumo, desde que estejam firmes e tenras.
Quando são muito grandes, elas podem ter sido colhidas tardiamente e normalmente são mais fibrosas. Mas atenção! Ao comprar as versões já picadas ou raladas, seja embaladas em sacos plásticos ou bandeja coberta por plástico-filme, é fundamental que o produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas.
Essa é a forma de garantir uma conservação adequada das raízes, uma vez que ao ser armazenada em condição ambiente, ela se deteriora mais rapidamente. Então, sempre que for comprar a beterraba já ralada ou picada, lembre-se dessa dica!
Veja mais!
Quais são os benefícios do suco de beterraba com limão?
Sucos detox: aprenda 3 receitas deliciosas e uma delas tem beterraba!