Se tem um corte de carne vermelha que realmente faz sucesso no Brasil é a picanha. Tenra e saborosa, essa carne tem uma capa de gordura que se destaca - e é exatamente ela que concede à picanha suas características de maciez e suculência que todos conhecemos.
Porém, para fazer uma boa picanha na churrasqueira e acertar no seu processo de preparo, não basta apenas colocar a carne na grelha e esperar a mágica acontecer. Existe um passo a passo usado pelos especialistas em churrasco que faz com que a carne seja preparada adequadamente, sabia?!
Vamos ver como é!
Como fazer picanha na churrasqueira do jeito certo?
Você já comprou aquela peça linda de picanha e, na hora de fazer na churrasqueira, o resultado não foi o esperado? Pode ser que você não tenha seguido os passos adequados para o seu preparo. Para te ajudar, pegamos essas dicas do @emporiolaverde no TikTok.
Vem ver o passo a passo para acertar na sua picanha do churrasco do final de semana!
Passo 1: selando a picanha
Você não deve colocar a picanha na churrasqueira e esquecer ela lá até que ela fique pronta. Em vez disso, você deve começar apenas selando a carne. Para isso, com a churrasqueira já acessa e quente, coloque a picanha com a gordura para baixo na grelha. Isso fará com que a gordura derreta um pouco e lubrifique a sua grelha para não grudar a carne.
Assim que o lado da gordura estiver grelhadinho, com uma cor levemente amarelada e tostada, vire a carne de lado e deixe selar do lado sem gordura. Assim que ela estiver selada e com uma cor bonita dos dois lados (com o meio ainda cru), você vai tirá-la da churrasqueira e vamos para o passo dois do processo!
Passo 2: cortando em bifes
Agora vamos cortar a picanha em pedaços grandes. Mas, antes disso, deixe a carne esfriar fora da grelha por alguns minutos até que fique na temperatura ambiente, evitando assim perder muito líquido interno da carne no corte.
Quando ela estiver fria, comece a cortar em bifes grandes, pelo lado da gordura. Você verá que o meio da carne estará bem vermelhinho - e é assim mesmo que queremos, porque agora ela vai voltar para a churrasqueira e terminar de grelhar.
Passo 3: finalizando o preparo
Depois de cortar a peça em bifes (você terá aproximadamente cinco cortes de bifes), tempere as carnes dos dois lados com sal a gosto e volte cada bife à grelha da churrasqueira. Como a carne já está cortada, ela cozinhará por dentro rapidamente e é importante ficar de olho na hora de virar.
O tempo na grelha dependerá do seu gosto, é claro. Se você gosta de uma carne malpassada, deixe apenas pouco tempo de cada lado, obtendo assim um meio do bife rosado e suculento. Já se você é do time da carne bem passada, basta deixar mais tempo na grelha.
Viu como é fácil fazer picanha na churrasqueira?! Agora nunca mais você vai errar no churrasco de confraternização!
Palavra do churrasqueiro: essa é a melhor forma de salgar a carne do churrasco
Churrasqueiro de apartamento: aqui estão os segredos para fazer um churrasco com perfeição em casa, encontramos soluções para todos os seus problemas!