• Entrar
  • Cadastrar
Essa manteiga cremosa é especial para quem adora alho: funciona como pastinha ou para refogados deliciosos

Se você gosta do sabor marcante do alho, certamente vai amar experimentar essa manteiga caseira temperada. 

Manteiga de alho com alecrim e ervas é um preparo saudável e nutritivo. (créditos: Instagram/@origemtemperos)

Você sabia que é possível preparar manteiga em casa de um jeito fácil e econômico? Além de ser mais saboroso que as versões industrializadas, o preparo caseiro costuma ser bem menos calórico e ainda tem a vantagem de ser livre de conservantes e outros aditivos. O melhor de tudo é que você pode apostar nos ingredientes de sua preferência para obter um sabor único.

Para aqueles que amam o gosto de alho, nós separamos uma receita de manteiga caseira irresistível e muito fácil de fazer. Quem compartilhou essa maravilha foi o pessoal do Instagram Origem temperos - Missô e Molhos (@origemtemperos), que utilizou no preparo uma combinação ervas, alecrim e missô de gengibre e cúrcuma. O resultado final fica uma delícia e pode ser utilizado em várias receitas, além de ser uma ótima opção para acompanhar pães, bolachas e torradinhas. Confira o passo a passo.

Receita de manteiga caseira de alho com ervas: aprenda a fazer

Ingredientes:

  • 200 g manteiga
  • 3 cabeças de alho
  • Tomilho
  • 2 colheres de sopa de alecrim
  • 2 colheres de sopa de missô com cúrcuma e gengibre

Modo de preparo:

  1. Esta receita de manteiga caseira de alho é fácil de preparar e fica pronta em questão de minutos. O primeiro passo é dourar o alho no azeite. Você pode realizar esse processo em uma frigideira, panela comum ou até mesmo no forno, fica ao seu critério. Só tome cuidado para não deixar o alho queimar, caso contrário, o ingrediente vai ficar amargo e prejudicar o sabor da manteiga.
  2. Além do alho, acrescente também algumas ervas para dar sabor e aromatizar a receita. No preparo original foi utilizado tomilho, que além de realçar o sabor, deixa a comida mais nutritiva.
  3. Depois que o alho ficar bem douradinho, coloque tudo em um processador de alimentos ou liquidificador. Em seguida, acrescente a manteiga e o alecrim e bata tudo até formar uma mistura homogênea.
  4. Na receita do perfil Origem dos Temperos, eles também utilizaram um missô com cúrcuma e gengibre para dar um sabor e cor especial à manteiga. Para quem não sabe, o missô é uma pasta de soja fermentada muito utilizada na culinária asiática. Ele tem um sabor suave e levemente salgado, portanto, deve ser utilizado com cautela para não salgar demais as receitas.

Depois de pronto, utilize a manteiga do jeito que preferir. Você pode saborear o preparo como pastinha ou até mesmo usar como creme para fazer pão e alho. Essa manteiga também funciona para refogar alimentos, temperar carnes e legumes ou preparar diversas receitas.

Veja também:

Ele combate e previne muita coisa no seu corpo: descubra os benefícios do alho
É o fim do bafo de alho! Estudo descobre alimento que neutraliza mau hálito
Pão de alho SEM SOVAR: faça essa receita no liquidificador e tenha mais praticidade no churrasco

Temas relacionados