O alho é um dos temperos mais utilizados na culinária. Há quem ame, há quem odeie, mas uma coisa ninguém pode negar: o ingrediente deixa as comidas com um sabor e aroma especial. Para quem gosta de cozinhar com praticidade, existe uma forma bem fácil de otimizar o uso do alho nas suas receitas. A ideia partiu da nutricionista Patricia Stênico (@patriciasteniconutri), que ensinou a preparar pastinhas congeladas para deixar tudo pronto quando você precisar usar o ingrediente. Uma verdadeira mão na roda para os dias que a gente não quer perder muito tempo na cozinha. Veja como fazer.
Tablete de alhos congelados: preparo economiza tempo e agiliza rotina na cozinha
- Para preparar os tabletes de alho, tudo o que você precisa é de um processador/liquidificador e um saco plástico próprio para congelar alimentos. Triture os dentes de alho descascados e coloque dentro de um saco higienizado.
- Em seguida, espalhe a mistura para que ela forme uma espécie de tabuleiro. Faça marcações para criar os quadradinhos do tamanho que quiser. Tente levar em consideração a quantidade de alho que você utiliza nas suas receitas.
- Leve o tabuleiro de alho para o congelador e deixe até que endureça. O ideal é que ele fique com a firmeza de uma barra de chocolate. Em seguida, destaque os quadradinhos para separar as porções.
- Armazene os tabletes de alho em um recipiente limpo e deixe no congelador. Retire apenas quando for utilizar.
- Quanto tempo dura os tabletes de alho no congelador
- O alho pode durar até 3 meses no congelador. Entretanto, a conservação só é possível se for feita de maneira adequada. Para isso, o ingrediente deve ficar armazenado em um recipiente hermético.
- Para saber se o alho em conserva está em bom estado, é só prestar atenção na cor e no cheiro. Se ele estiver com um aroma desagradável e com uma textura pegajosa, certamente está estragado. Outro indício de que o alho triturado estragou é quando ele fica com uma cor puxada para o marrom ou esverdeado.
Veja também:
Como escolher, armazenar e conservar alho: veja as dicas
Guia para congelar alimentos: o que não pode, embalagens e como descongelar