• Entrar
  • Cadastrar
É o fim do bafo de alho! Estudo descobre alimento que neutraliza mau hálito

O mau cheiro de alho na boca tem solução e cientistas revelam qual o alimento mais eficaz para esse problema.

Você não precisa mais deixar de comer alho para evitar o bafo na boca (Foto Shutterstock).

O bafo de alho está com os dias contados! Para quem é fã de uma comida bem temperada e sofre nos dias que tem que passar longe do alho porque tem um encontro especial com alguém ou uma reunião de trabalho, uma boa notícia!

Um estudo americano desvendou qual é o alimento que previne o mau hálito causado pelo alho (e não pense que tirar o miolo do alho tem a ver com esse assunto).

Conforme aponta o estudo, a gordura e a proteína presentes em um produto lácteo neutralizam os compostos sulfurosos presentes no alho cru e cozido que provocam o mau cheiro.

O que fazer para tirar o bafo de alho?

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, em Columbus, nos Estados unidos. De acordo com o experimento, eles descobriram que a pessoa deve beber um pote de iogurte com alto teor de gordura logo após a ingestão do alho.

A gordura e a proteína presentes na bebida láctea neutralizam as substâncias sulfurosas presentes no alho cru e cozido e que provocam o cheiro marcante.

A capacidade do iogurte foi testada pelos cientistas Manpreet Kaur e Sheryl Barringer, da Universidade Estadual de Ohio. A água, gordura e proteína contidas no alimento, por si só, reduziu 99% dos voláteis que mais produzem odor no alho cru.

Teor de gordura faz a diferença no resultado

A análise individual dos componentes presentes, como a gordura, a água e a proteína também indicou um efeito neutralizante, porém, a gordura e a proteína foram mais eficazes que a água. E o iogurte com alto teor de gordura teve melhor resultado do que o iogurte com baixo teor de gordura.

"Sabemos que as proteínas vinculam o sabor. Muitas vezes, isso é considerado negativo, especialmente se um alimento com alto teor de proteína tiver menos sabor. Mas nesse caso, pode ser positivo", explicou Barringer.

Em estudos realizados anteriormente, foram sugeridos que beber leite integral amenizava o hálito de alho, uma vez que as gorduras presentes na bebida se ligam a várias moléculas malcheirosas.

"Iogurtes com sabor de frutas provavelmente também funcionarão, mas seja qual for o uso, deve ser consumido o mais rápido possível após o alho", aconselha.

Truque para reduzir o efeito do alho segundo experimentos

Durante os experimentos, também foi possível perceber outras formas de amenizar o cheiro incômodo do alho na boca. Pesquisas comprovaram que fritar o alho reduz bastante a quantidade de voláteis fedorentos que o tempero libera.

Em outra pesquisa realizada, separada de Barringer, foi sugerido que comer uma maçã crua, hortelã ou alface logo após consumir alho também pode ajudar a reduzir o mau hálito.

Veja mais!

Descubra como tirar o cheiro de peixe das mãos.
Mau hálito nunca mais: os alimentos heróis e vilões do bafo na boca.

Temas relacionados