• Entrar
  • Cadastrar
Acém está barato? Então pega essas dicas para fazer pratos suculentos com a carne gastando pouco

O acém é um corte bovino espetacular e muito versátil; vem aprender como prepará-lo com a ajuda do TudoGostoso!

Acém está barato? Então pega essas dicas para fazer pratos suculentos com a carne gastando pouco

Você não vai acreditar como o acém bovino é delicioso e fácil de fazer! (Créditos: Shutterstock)

O acém bovino é um corte de carne muito versátil e que costuma ter um ótimo custo-benefício. Aqui no Rio de Janeiro, é possível encontrar acém por R$19,90 o quilo dependendo do mercado, mesmo fora do “dia da carne”. Eu não tinha o costume de comprar essa peça, mas passei a consumir com mais frequência exatamente por seu custo-benefício! Foi então que eu aprendi maneiras deliciosas de como preparar acém, sendo a carne de panela a minha favorita. Hoje, você vai conhecer dicas práticas para fazer acém gastando pouco. Confira!

Como preparar acém: corte bovino é versátil e delicioso

Cada corte de carne tem sua peculiaridade, e as carnes de primeira, por exemplo, são mais fáceis de preparar porque não exigem tanto cuidado para ficarem macias e suculentas. Porém, é importante destacar que esse não é um privilégio só dos cortes mais nobres, viu? Algumas carnes de segunda como o acém são perfeitas para o dia a dia e bem simples de fazer, basta ter alguns conhecimentos.

O acém bovino é um corte com bastante gordura entremeada, por isso, você deve escolher bem na hora de comprar para levar coelho por lebre. Por conta de sua gordura, ele é perfeito para moer e usar para fazer um hambúrguer caseiro bem suculento, por exemplo. Ele também dá um belo de um churrasco, na air fryer ou na brasa. Porém, como eu disse, a minha maneira favorita de fazer é na panela, com aquele molho delicioso de dar água na boca.

Como limpar o acém bovino

Não, esse tópico não é sobre higienizar o acém, viu? Lembre-se que nenhuma carne deve ser lavada! O que impede a contaminação é o cozimento adequado do alimento! Dito isso, vamos ao que interessa: como remover as gorduras ou rebarbas do acém.

Bom, se você já tem o costume de preparar carne em casa, você já sabe o que fazer. Retire aquelas gorduras mais grossas, mas cuidado para não tirar demais! O mesmo vale para qualquer parte sobressalente do corte. E nada de sair jogando fora, viu? Esses pedaços são ótimos para fazer uma boa farofa para acompanhar a proteína.

Como cortar o acém bovino

O acém bovino pode ser cortado em bifes, cubinhos, tirinhas e, claro, também pode ser feito inteiro, dependendo do preparo escolhido. Assim como os outros cortes, ele também deve ser cortado contra a fibra para garantir a maciez e facilitar a mastigação. Para isso, basta encontrar as fibras musculares da carne e cortar na direção oposta.

Como temperar o acém bovino

O acém bovino pode ser temperado de diversas formas, desde as mais neutras, com sal e pimenta-do-reino, até as mais complexas, com rub de temperos variados, e tudo irá depender do preparo que você fará. Para um churrasco, apenas sal grosso é suficiente. Para bife, você pode adicionar um pouco de páprica para dar aquele toque especial. Para carne de panela, você pode usar alho, cominho e até curry, fica uma delícia!

Carne de panela com acém bovino: truques rápidos para ficar perfeita

A carne de panela é prática e faz com que a proteína renda bastante! (Créditos: Shutterstock)

A carne de panela é prática e faz com que a proteína renda bastante! (Créditos: Shutterstock)

Normalmente, quando a carne de panela é mencionada, as pessoas têm o costume de pensar na carne preparada na panela de pressão. No caso do acém bovino, a carne de panela pode ser feita tanto na pressão quanto na panela normal, o que é ótimo para quem tem medo do primeiro utensílio doméstico.

O pulo do gato está na maneira de preparar. Como a panela de pressão fica tampada até que fique pronta, a gente não fica mexendo na carne enquanto ela cozinha, né? Então, na hora de cozinhar na panela comum, também não pode ficar mexendo de um lado para o outro, porque isso endurece a carne.

Primeiro, doure a carne por todos os lados, em fogo baixo. Depois, abaixe o fogo, acrescente um pouco de água (ou vinho, se quiser dar um toque especial) e deixe cozinhar em fogo médio para baixo até a água secar e a carne estar cozida e macia. Viu que fácil? Agora, se você quiser fazer na pressão, o processo é o mesmo, mas você deve deixar apenas 10 minutos depois que começar a chiar.

Veja mais:

O truque para descongelar carne de forma mais rápida com um ingrediente secreto que tá todo mundo fazendo!

Temas relacionados