• Entrar
  • Cadastrar
Óbvio que ia explodir: saiba quais detalhes podem ter causado desastre com a panela de pressão

Saiba o que pode ter causado a explosão da panela de pressão no vídeo que circulou nas redes na última semana. Aprenda também como evitar o risco!

Panela de pressão pode parecer um artefato perigoso, mas usando com cautela ela te auxilia na cozinha! (Créditos: Shutterstock/TudoGostoso)

Essa semana saiu nas redes sociais um vídeo de uma panela de pressão explodindo em cima de um fogão. Foi uma grande confusão, o que achamos que era feijão para todos os lados e, claro, o fogão foi completamente destruído. No vídeo, vemos o desespero das pessoas na cozinha analisando o que parecia ser a panela de pressão “inflando” dos lados, mesmo após o fogo desligado. Logo após, um susto, a panela explode causando a gritaria de todos e as consequências do desastre. Do fogão perdido às prováveis queimaduras e sujeira que a comida quente fez, o TudoGostoso te explica melhor o que pode ter causado esse acidente e o que fazer para evitá-lo aí na sua cozinha.


Como impedir que sua panela de pressão exploda

Logo no começo do vídeo podemos ver o que parece ser uma pequena colher enfiada na tampa da panela. Além disso, é de se imaginar que a panela ficou algum tempo em fogo alto, até supostamente pegar pressão (ou apenas eles notarem que ela não estava pegando). Inclusive conseguimos ouvir isso no vídeo, uma das pessoas reclama com o pai - para quem ela mandava o vídeo - que a panela não estava pegando pressão. Juntando todos esses pequenos dados, podemos te mostrar alguns pontos que podem ter levado à explosão da panela.

O primeiro, com certeza, é sobre o modo que você fecha a panela. Ela não pode ter nenhum item atrapalhando, como garfos, colheres. Se você estiver usando algum deles para conseguir seguir usando a panela, pare agora mesmo. Além disso, é importante sempre verificar o estado da borracha de vedação que fica na tampa da panela. Muitas vezes se faz importante que ela seja trocada, ou que você pelo menos perceba se ela está no lugar certo. E por fim, ainda na tampa, é importante que você fique atento na válvula da onde sai a pressão. Ela deve estar sempre desobstruída e limpa, se você notar que ela está entupida, corra para resolver - normalmente os sinais são quando a válvula não se mexe no começo do cozimento liberando fumaça ou sai líquido.

E para finalizar, mas não menos importante, se por um acaso esse evento começar a acontecer na sua casa, preste atenção nos sinais. Se a sua panela começar a inflar, assim como no vídeo, apague o fogo de imediato e espere o calor ir embora. Além disso, mesmo com a panela funcionando, na hora de tirar a pressão, não invente ideias mirabolantes de mexer na tampa ou levar o item para a água fria da torneira. Assim, você impede um desastre na sua cozinha e terá um feijão quentinho e gostoso para o almoço.

Temas relacionados