• Entrar
  • Cadastrar
Por que filé mignon não é uma carne para churrasco? Açougueiro especialista em churrasco tem a resposta (com sugestão de um novo corte)
Fausto Fagioli FonsecaPor  Fausto Fagioli Fonseca  | Redator

Fausto é jornalista há mais de 15 anos, tendo trabalhado em diversos veículos com foco em saúde, alimentação, bem-estar e atividade física. Admite que não é um grande cozinheiro como as suas avós, mas tem suas receitinhas secretas!

Entenda por que esse corte não é muito comum em churrascos e veja um substituto mais indicado!

Por que filé mignon não é uma carne para churrasco? Açougueiro especialista em churrasco tem a resposta (com sugestão de um novo corte)

Veja um corte mais indicado para fazer na churrasqueira e que é tão macio quanto o mignon (Crédito: Shutterstock)

Que o filé mignon é uma das carnes mais apreciadas, suculentas e gostosas que podemos achar no mercado, todo mundo concorda. De fato, esse corte é ideal para vários tipos de preparo, como filé ao molho madeira e medalhões de mignon.

Mas uma dúvida muito comum é: por que esse corte de carne não costuma figurar nos churrascos, sendo que outros cortes são preferidos, como picanha, maminha e costela? Tem uma explicação para isso e você vai descobrir agora!

Por que normalmente não tem filé mignon no churrasco?

Você já deve ter ido a um churrasco e visto vários tipos de carne para apreciar, mas provavelmente não tinha filé mignon lá, né? De fato, essa carne não é muito usada em churrascos e isso acontece porque ela é muito macia e precisa de muito tempero (ou de algum outro acompanhamento) para ter mais sabor.

“Você pode notar que, geralmente, comemos o filé mignon com algum molho. Molho gorgonzola, molho roti, molho madeira, poivre… Nunca é só filé mignon”, destaca o churrasqueiro Netão, do canal Bom Beef.

Ou seja, fazer só a carne na grelha deixaria ela com um sabor pouco acentuado, diferente de outras carnes, que apenas com sal já ficam com um sabor bem acentuado.

Além disso, o filé mignon é uma carne com pouca gordura intramuscular. No churrasco, as carnes com mais gordura (como picanha, contrafilé ou costela) tendem a ser mais populares porque a gordura derrete durante o cozimento, adicionando sabor e suculência.

E tem mais! Por ser muito macio, ele pode cozinhar rapidamente e passar do ponto, o que não é ideal para o estilo de churrasco em que as carnes são tradicionalmente preparadas de maneira lenta para permitir o desenvolvimento máximo de sabor.

Para finalizar, tem mais um motivo: por ser um corte menor, o filé mignon “rende menos” em termos de quantidade de carne por peça. Sabemos que o filé mignon é uma das carnes mais caras no mercado - e usá-lo em um churrasco, onde normalmente se prepara grandes quantidades de carne, é um pouco pesado para o bolso.

Carne macia para o churrasco

O churrasqueiro indica que o corte conhecido com flat iron pode ser uma boa opção para se usar no churrasco em vez do filé mignon. Ele diz que essa carne é quase tão macia quanto o mignon, mas tem um sabor bem mais acentuado.

O corte flat iron, também conhecido como bife de paleta ou fraldinha do ombro, é um corte da parte dianteira do boi, especificamente da paleta (ombro). Ele tem ganhado popularidade nos últimos anos devido à sua combinação de maciez e sabor, além de ser mais acessível em termos de preço comparado a outros cortes premium.

Como fazer o churrasco perfeito: confira 5 dicas do TudoGostoso
20 receitas de acompanhamento para churrasco simples: tem farofa, pão de alho e muito mais!

Temas relacionados