• Entrar
  • Cadastrar
Como fazer uma carne de churrasco icônica para impressionar amigos e a família
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

A carne é uma das estrelas do churrasco! Por isso, veja como fazer a melhor com essas dicas do TudoGostoso!

Como fazer uma carne de churrasco icônica para impressionar amigos e a família

Faça essa carne no churrasco e impressione seus convidados! (Créditos: Shutterstock)

Quem não curte um bom churrasco para o almoço de domingo, hein? É algo típico dos brasileiros reunir famílias e amigos para assar algumas carnes durante o final de semana. Mas para você não fazer feio e servir comida sem gosto, separamos as melhores dicas para temperar a carne do churrasco e impressionar os seus convidados. Eles vão te considerar um verdadeiro mestre churrasqueiro! Faça agora e não se arrependa. Confira no TudoGostoso!

Temperos

Não vá pensando que todos os temperos combinam com qualquer tipo de carne, não! Essa é uma suposição mais do que errada e pode colocar todo o seu churrasco a perder. Existem temperos base para cada tipo diferente. As carnes bovinas, como a picanha e o contrafilé, combinam com o sal grosso, o alecrim, o tomilho e a pimenta-do-reino. Como sua 

Deixe a carne marinando

A técnica de marinar a carne consiste em deixar as proteínas em um recipiente com temperos e algum líquido ácido, como o vinagre ou suco de limão, durante algumas horas. Esse processo serve para que os temperos penetrem por entre as fibras da carne, adicionando um sabor único. Deixe por no mínimo duas horas, mas em caso de peças grandes de carne, o recomendado é deixar por 12 horas, ou seja, de um dia para o outro. Isso contribui para que a peça fique mais macia, suculenta e saborosa.

A brasa do churrasco

A brasa deve estar quente, mas sem chamas altas. Aguarde até que o carvão esteja em brasa, com um tom avermelhado e cinza. A mão deve aguentar ficar próxima da grelha por 5 a 7 segundos. Deixe a carne entre 15 e 20 cm de distância das brasas para evitar queimar o exterior e cozinhar o interior de forma uniforme. Além disso, também é importante utilizar um carvão de qualidade. Ele faz diferença no sabor e na manutenção da temperatura.


Veja mais

Como saber se o lindo frango assado da padaria não vai murchar em casa porque foi assado ontem?
O segredo para grelhar o bife perfeito com o chef que realmente entende de carne: prepare o melhor bife da sua vida
Gratinado de carne desfiada com banana-da-terra e molho branco é o almoço preferido da minha família

Temas relacionados