Você costuma adoçar o seu iogurte com açúcar ou adoçante? Está na hora de rever esse hábito e mudar, definitivamente, essa prática. Ao adicionar uma ou duas colheres de sopa de mel a uma porção de iogurte sem açúcar, você pode aumentar os poderes probióticos do iogurte.
É o sugerem novos estudos, ao mostrar que essa combinação - bastante comum na poderosa dieta mediterrânea - ajuda as bactérias benéficas do iogurte a sobreviver durante o processo digestivo.
"Estávamos interessados na combinação culinária de iogurte e mel, que é comum na dieta mediterrânea, e como ela afeta o microbioma gastrointestinal", diz a coautora Hannah Holscher, cientista de nutrição da Universidade de Illinois Urbana-Champaign. Saiba mais detalhes dos estudos.
Combinação iogurte e mel é uma tradição antiga no Mediterrâneo
A dieta mediterrânea está associada a um conjunto de benefícios para a saúde, geralmente atribuídos à presença de gorduras saudáveis provenientes de alimentos como peixes, azeite de oliva e nozes.
Embora os laticínios não desempenhem um papel tão relevante, há algumas exceções, como o queijo e o iogurte grego. Muitas tradições mediterrâneas adicionam o mel como adoçante do iogurte.
A partir desse conhecido hábito sobre o iogurte com mel, os pesquisadores desejavam entender se o mel funcionava apenas como um adoçante nessa função.
Os benefícios do iogurte e do mel como probióticos
Alguns tipos de iogurte são suplementados com cepas de bactérias probióticas para a melhora da saúde gastrointestinal e da função imunológica em humanos, conforme já constatado em estudos.
O mel é conhecido por suas propriedades antibacterianas e também como um prebiótico: ele funciona como um agente que promove o crescimento ou a atividade de micróbios úteis no corpo.
Devido a esse potencial, os pesquisadores desejavam entender se o mel seria capaz de ajudar essas bactérias a suportar os "perigos" que enfrentam dentro do sistema digestivo humano.
"As enzimas em nossa boca, estômago e intestinos ajudam na digestão e facilitam a absorção de nutrientes, mas também reduzem a viabilidade dos micróbios", explica Holscher.
Ela acrescenta que isso é ótimo quando se trata de patógenos, mas não necessariamente quando se trata de bactérias benéficas: "Queríamos ver se o mel poderia ajudar as bactérias probióticas a sobreviver no intestino."
Por que iogurte com mel é tão poderoso para o sistema digestivo?
Em dois estudos recentes, pesquisadores examinaram o impacto de quatro variedades de mel na viabilidade da bactéria B. animalis em iogurte durante uma digestão simulada.
- No primeiro estudo, misturaram iogurte com mel e analisaram a sobrevivência das bactérias em diferentes condições simulando fluidos intestinais.
- Os resultados do primeiro estudo mostraram que o mel não afetou a sobrevivência das bactérias na saliva ou no ácido estomacal, mas ajudou na sobrevivência delas em soluções imitando fluidos intestinais.
- No segundo estudo, 62 adultos saudáveis consumiram iogurte com mel trevo ou iogurte tratado termicamente por duas semanas, seguido por iogurte com açúcar em uma terceira fase.
- Os participantes do segundo estudo forneceram amostras de fezes e dados sobre seus movimentos intestinais, além de informações sobre humor, cognição e bem-estar geral.
"Nossas descobertas mostraram que a combinação de mel com iogurte favoreceu a sobrevivência das bactérias probióticas do iogurte no intestino, de modo que os resultados do estudo de laboratório se traduziram em aplicações reais em seres humanos", aponta Holscher.
Pesquisadora alerta que mel é um açúcar adicionado
É importante observar, no entanto, que o mel ainda é um açúcar, com os riscos associados à saúde. Os autores do estudo ressaltam que não pretendem sugerir que o mel está livremente liberado para consumo.
"Descobrimos que uma colher de sopa de mel em uma porção de iogurte ajuda a apoiar a sobrevivência dos probióticos. No entanto, temos que ter em mente que o mel é um açúcar adicionado, é preciso estar ciente da quantidade de açúcar em sua dieta para manter um peso corporal saudável", alerta.
Veja mais!
Pode comer favo de mel? Entenda o que é e se tem benefícios ou faz mal à saúde
“Não estou falando de glúten ou leite”: os 3 piores alimentos para o intestino, segundo essa nutricionista