Quando muita gente pensa em iniciar um plano de emagrecimento, uma das primeiras metas que inclui na lista é cortar o glúten, o leite, o açúcar. É claro que neste momento será necessário um maior equilíbrio no consumo de determinados itens, mas não significa radicalizar.
De acordo com a nutricionista Alessandra Feltre (@alessandrafeltre), começar pensando na saúde do intestino é um dos pontos cruciais ao iniciar uma dieta de perda de peso.
"Para emagrecer, você precisa ficar atenta à forma como você come. Eu não estou falando de glúten, de açúcar, leite, mas de alguns ingredientes que estão em alimentos que você compra e estão na sua casa", destaca ela. Saiba quais são e passe longe!
Esses são os 3 piores alimentos para o intestino, segundo nutricionista
De acordo com a especialista, existem três piores alimentos que são capazes de destruir o seu intestino, já que afetam a imunidade, adoecem e ainda aumentam os riscos de câncer. Confira a seguir!
-
Glutamato monossódico: "É um ingrediente devastador para o seu intestino. Ele destrói a barreira intestinal, facilitando a absorção de toxinas."
-
Corantes artificiais: "Esses inimigos da saúde estão nos refrigerantes, nas balas, nos embutidos, nos salgadinhos, no macarrão instantâneo."
- Adoçantes artificiais: "O Instituto Nacional de Câncer (INCA) publicou sobre o consumo do aspartame, um dos adoçantes artificiais mais comuns no mundo e sugeriu que a população o evite, porque a sua ingestão está possívelmente relacionada ao aumento de câncer. Como nutricionista, eu recomendo restringir todos os adoçantes artificiais"
Dicas de alimentos para fortalecer a saúde do intestino
Como forma de cuidado com a saúde intestinal, a nutricionista recomenda eliminar aos poucos os alimentos listados como os vilões do intestino e dá dicas de três alimentos que vão ajudar a fortalecê-lo.
-
Chá verde
Rico em compostos ativos, os polifenóis têm efeito antioxidante e prebiótico, melhorando a flora intestinal e a digestão.
-
Aveia
Fonte de fibras solúveis que auxiliam no funcionamento regular do intestino, na redução do colesterol e na produção de substâncias com efeito anti-inflamatório, chamadas de ácidos graxos de cadeia curta.
-
Frutas de cor vermelha a roxo
Como morangos, melancia, goiaba, açaí, uva, amora e framboesas, que são ricas em antioxidantes que protegem os intestinos e promovem a saúde geral.
Veja mais!
Chá para barriga inchada e intestino inflamado: receita fácil e barata de nutricionista combate a barriguinha estufada
Suco para prisão de ventre: mistura de frutas ajuda a soltar o intestino e ainda melhora a digestão