Cuidar da saúde do intestino é fundamental para o bem-estar do corpo como um todo. Essa parte do corpo é considerada pela ciência nosso “segundo cérebro”, tamanha sua importância. Entretanto, ao ingerir determinados alimentos, acabamos descuidando gravemente desse aspecto.
Dr. Renan Botelho, especializado em emagrecimento, contou quais considera os “os três piores alimentos”. “Eles destroem a parede do seu intestino e afetam a sua imunidade, te adoecem e propiciam até câncer, por conta disso”, afirmou o médico.
1 - Molho de tomate industrializado
Pode parecer prático ter um molho de tomate de caixinha ou saquinho para aquele macarrão de última hora, mas de acordo com o especialista, ele passa longe de fazer bem ao intestino.
“Eles têm glutamato monossódico, que destrói a barreira do intestino, e também contêm carragenina e emulsificantes como a lecitina: esse componentes vão alterar a permutabilidade do seu intestino”, indicou.
2 - Cerveja
O segundo item da lista do médico vai deixar muitos decepcionados. Segundo o especialista, a cerveja é prejudicial à saúde intestinal. “Principalmente se for essas comuns, que contém glúten, vão alterar a permutabilidade intestinal. Mas pior do que o glúten é o próprio álcool, porque o álcool, sim, altera a parede do seu intestino e acaba entrando coisa que não deveria”, detalhou.
3 - Batata frita
A lista se encerra com outro item queridinho de muitos. De acordo com o especialista, é uma reação química ao fritar a batata que a torna uma verdadeira bomba para nosso bem-estar e saúde do intestino.
“Quando você frita batata, acontece a transformação do amido em acrilamida e essa acrilamida é cancerígena e altera a saúde do seu intestino e a permeabilidade dele”, explicou. Estudos recentes também apontaram que a acrilamida pode estar associada a prejuízos na saúde mental, como o desenvolvimento de depressão.
Agora que sabe dessa lista, vai rever algum aspecto de sua alimentação? No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre alimentação saudável e bem-estar.
Veja mais:
- 4 trocas muito simples na rotina que vão melhorar o funcionamento do seu intestino (dica da nutri!);