• Entrar
  • Cadastrar
Esse cogumelo é poderoso para o cérebro e intestino: conheça o juba de leão e veja os benefícios listados por cientistas

O cogumelo juba de leão pode ter um nome curioso, mas é comestível e tem vários benefícios para a nossa saúde

Esse cogumelo é poderoso para o cérebro e intestino: conheça o juba de leão e veja os benefícios listados por cientistas

O cogumelo juba de leão é pouco conhecido, mas seus benefícios são mais do que confirmados (Créditos: Shutterstock)

Nem todo cogumelo é comestível, mas existem mais opções incríveis para você colocar na alimentação do que apenas o shiitake, o shimeji e o champignon. E o melhor: além de serem bem aproveitados nas refeições, os cogumelos trazem benefícios para a saúde! O cogumelo cauda de peru é um bom exemplo de uma versão diferente de fungo com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. O cogumelo juba de leão entra na mesma onda com benefícios para várias partes do corpo comprovados por cientistas.

O cogumelo juba de leão tem esse nome por causa da sua aparência. Ele é grande e arredondado com vários “fios” todos brancos ou bem claros. Assim, parece até que estamos vendo a juba de um leão por trás. Apesar de inusitado, ele é saboroso e ótimo para a saúde. Conheça as propriedades do cogumelo juba de leão no TudoGostoso e veja os benefícios de consumi-lo.

Quais são os benefícios do cogumelo juba de leão?

O cogumelo juba de leão não é uma novidade e na antiguidade já era usado na medicina asiática para tratar doenças. Estudos mais recentes provaram que esse tratamento milenar tinha sim um fundo de verdade. A revista “Journal of Neurochemistry”, ou jornal da neuroquímica, descobriu que compostos do cogumelo juba de leão ajudam a restaurar e fortalecer os neurônios.

Por causa disso, ele é ótimo para a memória e para se prevenir contra doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. O cogumelo juba de leão também é ótimo para dar mais foco e para aliviar sintomas de depressão e ansiedade. Além de bom para a cabeça, o cogumelo juba de leão foi provado como um agente restaurador e acalma distúrbios e inflamações no sistema digestivo.

Quem passa por úlceras gastrointestinais, por exemplo, pode se beneficiar do juba de leão no tratamento, desde que com acompanhamento médico. É também ótimo para se livrar do desconforto e das cólicas intestinais e ter uma digestão mais tranquila. Por equilibrar a saúde do intestino, o cogumelo juba de leão ainda mantém a imunidade em dia.

Como comer cogumelo juba de leão?

O cogumelo juba de leão costuma ser mais vendido e consumido como remédio, como suplemento em forma de extrato ou como um chá a partir da infusão do pó dele. Mas ele pode ser vendido inteiro pelos produtores e você pode aproveitá-lo como ingrediente dos pratos.

O cogumelo juba de leão cortado parece uma couve-flor, mas curiosamente tem um gosto que lembra frutos do mar, ótimo para veganos que sentem falta do alimento. Na cozinha ele pode ser usado como complemento assim como em outras receitas com cogumelo, mas também pode aproveitar bem a textura como se fosse um filé grelhado ou empanado.

Veja mais:
Desde que comecei a usar esse truque para cozinhar cogumelos e champignons, não faço de outro jeito. Não há mais textura borrachuda
A maioria faz errado: veja como lavar cogumelo da forma certa
O truque infalível para fazer shimeji na manteiga igual de restaurante japonês é mais fácil do que você pensa

Temas relacionados