• Entrar
  • Cadastrar
Essa erva popular é um poderoso antioxidante e auxilia na digestão; veja os seus benefícios e como consumir
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

O alecrim oferece uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar graças às suas propriedades nutricionais e compostos ativos. 

Essa erva popular é um poderoso antioxidante e auxilia na digestão; veja os seus benefícios e como consumir

Conheça os benefícios do alecrim para a saúde e bem-estar. (créditos: Shutterstock)

Utilizada para temperar uma variedade de pratos, o alecrim é uma erva com diversas utilidades, tanto na culinária quanto na medicina tradicional. Além de oferecer mais sabor e aroma às receitas, a planta também é conhecida por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Por isso, ela pode ser usada para ajudar na digestão, aliviar dores musculares e melhorar a circulação sanguínea.

Se você não tem o costume de consumir essa erva, vale muito a pena começar a incluí-la nas suas preparações. Outra forma de aproveitar os benefícios do alecrim é preparando um chá com suas folhas.

Veja a seguir os benefícios do alecrim e alguns dos seus principais usos.

Alecrim: para que serve?

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática versátil com uma variedade de usos. Ela normalmente é usada para dar sabor a carnes, batatas, vegetais, molhos, caldos e sopas. A erva também é muito utilizada no preparo de infusões para aliviar indigestão, gases e cólicas. Já o seu óleo essencial costuma ser usado na formulação de vários produtos capilares, pois sua ação estimula o crescimento do cabelo, reduz a casca e a melhora a saúde do couro cabeludo.

Além do uso na culinária e em tratamentos alternativos, o alecrim também serve como repelente natural contra insetos. Você pode espalhar o cheiro de alecrim pela casa com folhas ou utilizando óleo essencial.

Benefícios do alecrim

O alecrim oferece uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar, graças às suas propriedades nutricionais e compostos ativos. Seu efeito carminativo relaxa os músculos do trato gastrointestinal e promove uma digestão saudável, aliviando problemas como indigestão e gases.

O alecrim também é rico em antioxidantes, como o ácido rosmarínico e o carnosol, que ajudam a combater o estresse oxidativo e proteger as células contra danos causados pelos radicais livres. Alguns compostos presentes no alecrim possuem propriedades anti-inflamatórias, que reduzem a inflamação no corpo e aliviam condições como artrite.

Outro benefício do alecrim é o seu efeito positivo na saúde cardiovascular. A erva melhora a circulação sanguínea, facilitando o fluxo de oxigênio para as células e tecidos e, consequentemente, reduzindo a pressão arterial.

Aroma do alecrim faz bem o cérebro

Alguns estudos sugerem que o aroma do alecrim pode ajudar a melhorar a memória e a concentração, tornando-o útil para aumentar a capacidade cognitiva. O alecrim também é amplamente utilizado na aromaterapia para o alívio de sintomas de estresse e ansiedade. É comprovado cientificamente que inalar o seu óleo essencial promove uma sensação de calma e relaxamento.

Uma das melhores maneiras de aproveitar os benefícios do óleo essencial de alecrim é acrescentar algumas gotinhas em um difusor para dispersar o aroma no ambiente.

Como utilizar o alecrim na culinária

O alecrim é utilizado na culinária para realçar o sabor dos pratos. A erva é um ótimo ingrediente para marinadas de carnes, mas você pode acrescentá-la como um tempero durante o cozimento. O alecrim ainda pode ser usado com uma variedade de vegetais, como cenouras, batatas, abóbora e cebolas.

Experimente adicionar a erva em sopas e molhos, especialmente aqueles à base de tomate. O seu preparo ficará bem mais saboroso e nutritivo. Algumas pessoas também gostam de colocar alecrim no azeite de oliva para criar um azeite aromatizado. O ingrediente pode ser usado para temperar saladas ou como acompanhamento para pães e torradas.

Chá de alecrim é a melhor maneira de aproveitar os benefícios da erva

O chá de alecrim é uma bebida com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e digestivas. Para prepará-lo, basta separar 2 colheres de chá de alecrim seco (3 ramos de alecrim fresco) e deixar em infusão na água quente por cerca de 5 a 10 minutos. Depois, é só coar o chá para remover as folhas e beber logo em seguida.

Para adicionar mais sabor à bebida, você pode acrescentar outras ervas como hortelã, camomila ou gengibre.

Atenção: pessoas grávidas, amamentando ou com alguma condição de saúde devem consultar um profissional antes de consumir chá de alecrim regularmente.

Veja também:

O que acontece se você tomar chá de alecrim com cúrcuma todos os dias? Entenda benefícios, efeitos colaterais e saiba como fazer a infusão
Como plantar alecrim de galho: é bem simples, mas tem que pegar a parte certa do alecrim para fazer a muda

Temas relacionados