Pense em algum inseto mais odiado que a barata? Difícil, né? Essas criaturas que apavoram muita gente costumam aparecer quando menos esperamos, saindo de ralos e andando na nossa casa em busca de comida e refúgio. Melhor do que ter um inseticida ou outro método para acabar com as baratas quando aparecem é saber truques para deixar baratas e outros insetos longe da sua casa para começo de conversa.
Você pode usar produtos químicos por aí que prometem afastar qualquer inseto, mas uma forma mais segura, barata e digna de truque de mãe é usar ingredientes caseiros para espantar baratas. Especialmente quando apostamos em plantas, tão naturais que podemos ter na nossa horta em casa ou comprar em qualquer mercado. Combinando duas ervas em particular que normalmente viram temperos e chás você pode manter esses insetos chatos afastados. Confira no TudoGostoso a mistura de temperos dar adeus à baratas.
Por que as plantas espantam insetos?
Plantas, ervas e temperos são bastante aromáticos e precisam estar nas nossas despensas para temperar a comida bem sempre. Mas os mesmos cheiros que nos agradam também podem desagradar – e afastar – certos insetos. Um bom exemplo é o óleo de citronela que espanta mosquitos e insetos de vários tipos. Manter um vaso com uma planta como a bergamota selvagem também evita que mosquitos cheguem perto.
Em relação às baratas o mesmo acontece. A própria citronela com seu odor cítrico e forte pode ser usado para espantá-las. O cheiro de folhas de louro, famosas contra traças, também não agradam as baratas. Mas outras duas ervas muito comuns conseguem ser tão poderosas quanto, ou até mais, do que esses repelentes naturais mais conhecidos: estamos falando do alecrim e do eucalipto! E, se já são bons separados, juntos em uma misturinha caseira eles ficam melhor.
Como espantar baratas com ingredientes naturais?
Se você gostar de cultivar plantas e ervas em casa, ter mudas de alecrim já ajudam a manter as baratas longe, especialmente perto de janelas e portas. Mas, com o eucalipto é mais difícil cultivar, além de que, na maioria das vezes, as baratas vem de ralos e frescas escondidas, bem longe de onde mantemos as nossas preciosas plantas. Ainda mais porque o que de fato afasta as baratas são os óleos essenciais dessas plantas, então as folhas secas não são tão eficazes.
Por isso, a maneira mais eficaz é fazer as famosas misturas caseiras extraindo o óleo das plantas frescas ou usando extratos concentrados e colocá-las em locais estratégicos. Para fazer em casa, você vai precisar de folhas de eucalipto e ramos de alecrim. Você deve macerar as ervas, de preferência com um pilão, para extrair o óleo. Depois misture com um óleo a sua escolha em uma panela e deixe ferver.
Deixe esfriar por completo para então passar por uma peneira fina para um recipiente. Use esse óleo para umedecer panos ou papel toalha e colocar em locais como fundo de armário e frestas na despensa ou então use uma garrafa em spray para espalhar por todo o ar e botar diretamente nos ralos.
Veja mais:
Folha barata é o aromatizador de ambiente natural que ainda enfeita a sua casa: aprenda como fazer o arranjo
Duvido que você sabia disso: esse truque é um repelente natural e espanta mosquitinhos da sua fruteira
Consumido em receitas ou no chá: alecrim é tiro e queda para desconforto respiratório do inverno