• Entrar
  • Cadastrar
Nem hortelã nem lavanda: com essa planta em minha varanda, os mosquitos nem chegam perto
Paula AraripePor  Paula Araripe  | Redatora

Paula é jornalista, escritora e fã de carteirinha das competições de gastronomia da TV. Não consegue viver sem pão de queijo, é adepta das receitas simples e bem-feitas, e adora presentear as pessoas com biscoitos caseiros.

Além destas variedades, existem outras flores aromáticas com grande capacidade repelente

Nem hortelã nem lavanda: com essa planta em minha varanda, os mosquitos nem chegam perto

Essas plantas deixam o seu jardim ou sua varanda mais bonitos e ainda mantém os mosquitos longe (Créditos: Pexels/Maria Orlova)

Os mosquitos indesejáveis ​​estão presentes nos finais de tarde e noites, especialmente perto de florestas e, todos sabemos, a sua presença é insuportável.

Diante disso, manter os mosquitos afastados o máximo possível é uma das melhores opções para escapar das picadas desses insetos e de seus primos, como o Aedes aegypti, que causam estragos muito além da coceira.

Felizmente, existem plantas que os repelem naturalmente, indo muito além da lavanda e da menta, que exalam aromas fortes que estes insetos detestam e dos quais fogem com medo.

É verdade: a lavanda e a hortelã são grandes aliadas nessa tarefa e boas dicas de dona de casa para manter os mosquitos longe, mas não são as únicas. Outra planta que também é útil no combate a esse tipo de praga é a bergamota selvagem, que não é a fruta e sim uma planta com flor roxa muito particular.

Esta flor apresenta grandes vantagens e caracteriza-se, sobretudo, por um aroma intenso, um crescimento tão rápido quanto resistente, e a sua adaptação fácil a diferentes tipos de solo, tornando-a muito versátil, quase tanto quanto os gerânios. Entenda como a bergamota selvagem pode ajudar a espantar mosquitos.

Bergamota selvagem espanta inseto e está em época

O ideal é plantar a bergamota selvagem durante estas semanas, pois esta planta floresce entre os meses de junho e julho, e é aí que também se desdobram os seus aromas poderosos com tanto poder “antimosquitos”, espantando-os.

Da mesma forma, é uma planta robusta, ótima para incluir em qualquer projeto decorativo graças às suas flores belíssimas, com cores ousadas e muito marcantes que ficam lindas decorando (e perfumando) o jardim.

Além disso, a bergamota silvestre é altamente atrativa às abelhas para produção de mel e para o crescimento dos jardins, já que são insetos altamente benéficos para o jardim e que se interessam pela flor como foco em sua polinização.

Veja mais:
Três truques naturais para as orquídeas florescerem novamente
Flor que você pode comer, capuchinha faz bem para a saúde e tem sabor picante: veja benefícios e como consumir
A planta que só precisa ser regada uma vez por semana e é superdecorativa: dica do dia para os esquecidos

Temas relacionados