Ao comprá-las em uma loja de jardinagem, para colocar no quintal ou jardim vertical, ou de decoração para presentear ou enfeitar a casa, as orquídeas parecem belíssimas em qualquer ocasião. São cores vivas e padrões extravagantes que chamam sempre a atenção. Porém, o verdadeiro desafio é garantir que as orquídeas cresçam no jardim ou no canteiro com saúde, florescendo ano após ano, e permaneçam tão maravilhosas quanto no momento em que as compramos.
Para isso, há uma série de truques que podem ajudar nesta difícil tarefa de manter as orquídeas em seu esplendor. Por incrível que pareça, o que você mais precisa fazer é apenas prestar sempre alguma atenção à planta e às condições em que ela se encontra. Aprenda os três truques mais essenciais para manter a sua orquídea repleta de flores.
Oscilação térmica
O primeiro aspecto que é preciso considerar no momento de fazer as orquídeas florescerem é que a temperatura está muito presente no seu crescimento e tem um papel fundamental nesse assunto.
Nesse contexto, as orquídeas têm que perceber que há uma certa mudança de temperatura para reativar seu florescimento. Mas, ao mesmo tempo, a mudança não pode ser muito brusca por causa da sua sensibilidade.
Para chegar no ponto ideal, o ideal é expô-las a uma mudança de temperatura entre o dia e a noite, que não varia mais do que 5 a 10 graus.
Isto pode ser conseguido mantendo a planta aquecida durante o dia, especialmente com mais sol, e em um ambiente um pouco mais fresco e ventilado à noite. Quem tem orquídea em vaso, pode ser uma simples mudança entre deixar na varanda ou dentro de caso. Para aquelas plantadas, colocar uma sombra ou abrir ou fechar janelas e cortinas são soluções.
Luz suficiente
Por outro lado, a quantidade de luz que estas flores recebem é fundamental para começar a florir, já que elas entendem que é hora de começar a florir com base na luz que recebem.
Mas cuidado: você deve evitar expô-las à luz solar direta e deve colocá-las em local com bastante luz natural. Garantir o seu fornecimento diário de luz é fundamental para que a planta entenda que precisa iniciar a floração.
Poda correta
A poda das orquídeas é outro ingrediente essencial para que a floração dure. Quando flores velhas ou plantas danificadas são retiradas, elas recebem um sinal que estimula a produção de novos caules. Então não se apegue muito tentando resgatar uma flor que já não tem salvação.
Mas se essa remoção não for feita corretamente, a planta demorará até mais para produzir novas flores. A remoção de flores e caules mortos deve ser feita com ferramentas esterilizadas e próprias para jardinagem para evitar a propagação de doenças que podem dar fim de vez à sua orquídea.
Veja mais:
8 cidades floridas no Brasil para conhecer na primavera: é uma mais bonita do que a outra!
Como você pode fazer uma proteção contra lesmas que custará 0 centavos para proteger sua horta?
Como manter os pássaros longe das árvores frutíferas sem gastar um único centavo