Que as plantas dão vida e cor ao ambiente, não há como negar! Por aqui, já te mostramos como utilizar as plantas na decoração da cozinha e 5 tipos de suculentas para ter em casa. Mas não é preciso ter uma casa grande com um quintal enorme para ter um jardim! No caso de casas pequenas ou apartamentos, o toque verde não precisa surgir do chão, mas sim, das paredes! Já ouviu falar do jardim vertical? Essa técnica de construir jardins dá um toque lindo ao ambiente, além de poder ser feito de diversas formas. Confira modelos diferentes de jardim vertical e como montá-los na sua casa:
Jardim vertical com plantas apoiadas em uma estrutura de madeira
Jardim vertical: como montar e diferentes modelos
Analise o ambiente
Antes de tudo, é preciso verificar alguns detalhes básicos do ambiente onde você deseja montar o seu jardim vertical. Luminosidade (área de sol ou de sombra), umidade e ventilação do local são um dos fatores principais que você usará como pré-condição para definir quais plantas colocar no jardim.
Escolha o tipo de planta
Agora que você já sabe quais plantas irão se adaptar melhor ao ambiente, hora de escolher quais você quer para a sua decoração! Vale fazer diferentes combinações, combinando plantas de cores e texturas diferentes, deixando seu jardim vertical ainda mais bonito!
Jardim vertical com plantas colocadas em vasos
Coloque uma pré-estrutura para receber as plantas
Para colocar as plantas nas paredes, é necessário fixar antes uma estrutura na parede. Ela pode ser feita de madeira ou outro material que vão garantir que as plantas ficarão bem presas ao serem apoiadas ali.
Não abra mão dos vasos de plantas
Os vasos permitirão que você distribua as plantas de forma mais organizada por toda a estrutura. Você vai poder mudar os vasos de lugar, sempre renovando a cara do seu jardim vertical. Para isso, você pode prender os vasos utilizando ganchos. Procure dar preferência aos vasos plásticos chanfrados, que irão se encaixar melhor à estrutura montada na parede.
Jardim vertical feito com garrafas de plástico
Reaproveite os materiais recicláveis
Os materiais recicláveis são ótimos para garantir uma decoração bonita, barata e sustentável. Sabe aquelas garrafas pets que você acumula em casa? Você pode ir reservando várias delas para construir um jardim vertical! Basta lavá-las, secá-las bem e cortá-las antes de colocar a terra e as plantas.
Manutenção
As plantas podem estar na parede, mas têm que ser cuidadas como se estivessem no chão. Por isso, fique atento à sua irrigação e adubação, ok? Lembre-se de dar água, com a quantidade que cada espécie de planta requer e de adubar — que tal fazer seu próprio adubo orgânico através da compostagem caseira?
Jardim vertical apoiado sobre diferentes estruturas de madeira em formato de quadros
Um grande jardim vertical
Por ser uma ideia sustentável e que ainda ajuda a purificar o ar do ambiente, o jardim vertical também está sendo adotado por grandes construções! Sendo assim, a técnica se expandiu, saindo do interior dos ambientes e indo parar também nas paredes externas de casas e outras empresas. Que tal você também adotar a ideia e fazer um jardim vertical dentro ou fora da sua casa, hein?
Jardim vertical na parede externa de uma casa