• Entrar
  • Cadastrar
Elas crescem em jardins e florestas, são pisoteadas por quem não as conhece e, ainda assim, valem uma fortuna

Geralmente essa planta é pisada por quem nem a identifica, pois é confundido com erva daninha

Essa planta fica escondida na grama e tem grande valor (Créditos: Freepik/Alexfotos)

Quem tem jardim pode aproveitar o gramado para plantar a própria comida em uma horta caseira. Mas algumas vezes plantas espontâneas e comestíveis surgem da terra sem nem percebermos. É o caso do lúpulo, planta que é a base de excelentes e maravilhosas cervejas e que cresce no campo. Esta planta, cujo tesouro gastronómico é a flor, tem também nos seus brotos tenros um grande potencial gastronômico muito apreciado na Bélgica e na Alemanha sob o nome de “trufa do norte”.

O lúpulo selvagem é muitas vezes subestimado por ser em grande parte desconhecido. E, pior ainda, muitas vezes é pisoteado por quem nem sequer o identifica, pois é confundido com erva daninha. Porém, esta erva que cresce espontaneamente na natureza é uma delícia com sabor levemente amargo e notas que lembram nozes. Fica ainda melhor frito na manteiga.

Para surpresa de muitos, embora este ingrediente seja encontrado no campo, é um alimento caro e de luxo e só se encontra nas mesas mais nobres devido ao seu altíssimo preço por quilo. Entenda onde achar lúpulo e por que ele é valioso.

Lúpulo é uma planta de luxo

Quanto você pagaria por uma pequena planta? No caso do lúpulo, o preço é de 1000 euros (cerca de 5500 reais) por 1 kg da erva. O mais difícil é encontrá-la: embora possa parecer paradoxal florescer nos jardins e ser tão rara, os seus botões estão escondidos e camuflados entre tons verdes e brancos.

Cada broto pesa aproximadamente um grama e apenas os 3 centímetros superiores são comestíveis, pois o restante da planta é muito fibroso e é descartado. Além disso, fora da natureza selvagem existem muito poucos produtores que se dedicam ao seu cultivo, centrados nas regiões da Alsácia na França, da Baviera na Alemanha e da Bélgica.

Agora, o lúpulo selvagem também pode aparecer em algumas áreas da Espanha, especificamente na parte noroeste da península. Fora da Europa já é mais difícil de encontrá-la e os interessados em experimentar essa iguaria precisam de sorte de achá-la na natureza como uma PANC ou pagar uma pequena fortuna.

Veja mais:
Casca de cebola é um fertilizante natural magnífico para plantas; veja como fazer
Como harmonizar cerveja com alimentos salgados, picantes, amargos e doces
Você provavelmente já comeu uma PANC e nem sabia! Descubra qual é esse alimento não convencional popular

Temas relacionados