Peixes não são apenas deliciosos, mas também muito saudáveis. O alimento é uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico e ácidos graxos ômega-3, que são benéficos para a saúde cardiovascular. Porém, existem espécies que contém uma quantidade considerável de mercúrio, um metal pesado tóxico que se acumula na água e contamina os seres marinhos.
Por este motivo, recomenda-se que determinados grupos como idosos, crianças pequenas ou mulheres grávidas reduzam o consumo de peixes como o atum, o espada e o imperador. Essas espécies ocupam a primeira parte da pirâmide alimentar do mar e, por isso, acumulam todos os restos de mercúrio que suas presas possuem.
Por outro lado, existem alguns peixes, muito comuns na nossa peixaria, que são quase ou totalmente isentos desta substância. A melhor coisa sobre essas espécies é que elas são bastante baratas e também muito saborosas. Então veja a seguir os peixes que você deve pedir na peixaria para ter certeza de que o mercúrio não está presente no seu carrinho de compras.
Estas são as sete espécies de peixes que têm menos mercúrio
Sardinhas
Um dos peixes mais em conta aqui no Brasil, a sardinha é isenta de mercúrio, e também contém uma boa quantidade de proteínas, gorduras insaturadas e cálcio.
Anchova
Outro peixe muito popular na rotina dos brasileiros, as anchovas também se enquadram nessa categoria de pequenos peixes azuis com baixo teor de mercúrio. A espécie também é rica em proteínas e tem pouco residual em hidratos de carbono.
Verdinho
O verdinho é um peixe branco que também tem pouquíssimas calorias e baixo mercúrio. Além do seu preço acessível, ele também surpreende pela sua altíssima quantidade de ferro.
Caramelo
Caramelo é um bom peixe para fritar, assar ou para fazer ensopado. Se não bastasse a sua versatilidade na cozinha, a espécie também é isenta de mercúrio.
Dourada
A dourada é um dos peixes sem mercúrio que tem um preço amigável, embora seja uma espécie um pouco maior que as outras da lista. Ela também é rica em ômega 3, vitamina D e B12.
Lula
A lula não é um peixe (é um cefalópode), mas costuma ser isenta de mercúrio. E como a espécie também é bastante popular no Brasil, resolvemos incluí-la nesta lista. O alimento também é uma ótima fonte de proteínas, cobre e selênio, este último sendo um grande aliado da saúde da tireoide.
Veja também:
Polêmica: sushi skin é feito com restos de peixe? A gente explica por que o prato é mais barato nos restaurantes japoneses