É um fato que os peixes são muito benéficos para a saúde. Eles contém proteínas, minerais, vitaminas e são ricos em ômega-3, uma gordura boa com ação anti-inflamatória associada à melhora da memória, controle do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares. Inclusive, recentemente, um estudo conduzido pelo Hospital Clínic de Barcelona revelou que sardinhas podem auxiliar na prevenção da diabetes tipo 2.
Porém, tudo em excesso faz mal. A mesma pesquisa alertou que é um erro exagerar no consumo de sardinhas enlatadas. O TudoGostoso vai explicar os principais motivos pelos quais você não deve correr para incluir sardinhas enlatadas no seu dia a dia.
Não exagere no consumo de sardinhas enlatadas
Em primeiro lugar, de acordo com os especialistas do Hospital Clínic de Barcelona, sardinhas enlatadas contêm muito sal. Apesar de ser importante para o funcionamento do corpo, o sal, quando consumido em excesso, pode resultar em diversas complicações de saúde, como hipertensão, osteoporose, doenças renais e infarto, dentre outras.
Além disso, ao contrário de outros tipos de alimentos em conserva, que são mantidos da forma mais in natura possível, as sardinhas enlatadas costumam ser conservadas em óleo. E o ômega-3, que é bom e está no peixe, se mistura ao óleo, que é um ingrediente que aumenta o teor de gordura e calórico das sardinhas enlatadas.
O contato do peixe com a própria lata, que são cobertas com Bisfenol-A (BPA), um composto que evita a oxidação do metal, também preocupou os autores do artigo.
Apesar de poucos estudos sobre seu impacto, o BPA já foi proibido em produtos destinados a crianças menores de 3 anos de idade em alguns países europeus. A Anvisa também proibiu a produção e importação de mamadeiras com a substância no Brasil. Para demais aplicações, existe um limite máximo definido com base em estudos toxicológicos.
Não posso comer sardinha enlatada?
Isso significa que você não pode comer sardinha enlatada em nenhuma circunstância? Claro que não! Afinal, o peixe ainda possui muitos benefícios para a saúde. Você só precisa consumi-lo com moderação e integrá-lo a uma dieta balanceada.
Veja mais!
O benefício de consumir meia colher de sopa de azeite de oliva por dia é surpreendente!
Nem salmão, nem atum: esse peixe tem muita vitamina D e ainda é mais barato. Descubra benefícios!