Se você resolveu montar uma horta em casa para plantar temperos e outros alimentos que sempre precisa na cozinha, é bem provável que tenha um tomateiro plantado nestes dias e está esperando que ele dê uma generosa colheita de tomates para adicionar à salada ou a qualquer molho de macarrão.
Assim como o pé de pimentão, a muda deste fruto tem seus segredos quanto à plantação de sementes, montagem da treliça, rega e, porque não, à poda, já que tudo nesta planta tem um ritual pré-estabelecido muito específico.
Na verdade, parte do segredo destas plantas está na poda das folhas: não pode fazê-lo de qualquer maneira se quiser ter uma colheita muito rentável que recheie as nossas saladas. Descubra como podar corretamente a sua plantação de tomate para render mais frutos.
Como podar tomates corretamente?
Segundo um jardineiro especialista em plantação de tomate e blogueiro do YouTube com um canal de sucesso, é simples: basta retirar as folhas dos tomates mais altas na treliça.
Sob nenhuma circunstância você deve remover as folhas dos galhos crescendo mais por baixo, porque novas folhas não crescerão neles. Como você deve lembrar das aulas de escola, as folhas são importantes porque participam da fotossíntese e ajudam a planta a absorver seus nutrientes.
Como ele explica, quando plantas como o tomate têm poucas folhas, os tomates grandes não crescem o suficiente e a planta começa a perder flores com a perda das folhas.
Por outro lado, as primeiras folhas dos tomates mais altos devem ser retiradas duas ou três semanas após o plantio das mudas no local definitivo, cortando-se na proporção de duas folhas por semana.
Isso ocorre porque essas folhas velhas não participam do processo de fotossíntese, embora absorvam nutrientes, “gastando” preciosos recursos que sua plantação precisa.
Cuide dos cachos de tomate
Acima de tudo, não se deve retirar as folhas que ficam no topo dos cachos de tomate, pois são fonte de alimento direto para os tomates que estão naquele galho. Em outras palavras, são eles que nutrem os frutos e os fazem crescer.
Se você cortar essas folhas perto de um cacho, os tomates não crescerão o suficiente e não serão tão doces ou saborosos. Porém, quando atingem a maturidade e for fazer a colheita para usar o tomate em receitas, essas folhas podem ser removidas.
Veja mais:
O que acontece se eu comer as sementes do tomate?
Como manter os pássaros longe das árvores frutíferas sem gastar um único centavo
Tudo que você precisa saber para plantar alface em casa e ter sempre folhas frescas nas refeições