A alface é a base mais usada em qualquer salada, sendo bastante nutritiva. Porém, para conseguir uma folha realmente fresquinha, o ideal é pegá-la direto da horta, já que o seu aspecto vívido e verdinho é ainda melhor quando ela é retirada direto da terra.
Se você não tem uma horta completa perto de casa, a boa notícia é que é possível cultivar a sua própria alface em casa, resultando em folhas frescas e bonitas na hora que quiser. Vamos te mostrar tudo que você precisa para cultivar alface em casa!
Como cultivar alface em casa?
Cultivar em casa é uma maneira gratificante de garantir o acesso a verduras frescas e saudáveis e a alface é uma planta relativamente fácil de cultivar, podendo ser plantada em hortas, vasos ou jardineiras, adaptando-se bem a diferentes espaços.
Mas, para a sua hortinha de alface dar certo, é preciso ter atenção com alguns detalhes. Vamos falar sobre eles!
Passo 1: Escolha da alface
Existem diversas variedades de alface que você pode cultivar, cada uma com suas próprias características. Algumas das variedades mais populares incluem:
- Alface americana: conhecida por suas folhas crocantes e cabeça firme
- Alface romana: possui folhas alongadas e crocantes, com um sabor levemente amargo
- Alface crespa: tem folhas soltas e onduladas, muito usada em saladas
- Alface manteiga: possui folhas macias e sabor suave, com uma textura amanteigada
Existem outras opções de semente e o ideal é você escolher a que gosta mais, optando sempre por boas sementes, vendidas em locais adequados e com boas variedades.
Passo 2: Escolha do solo
A alface prefere um solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica, que garantirá a fertilidade ideal. O pH ideal do solo é ligeiramente ácido, entre 6.0 e 7.0. Para isso você pode usar uma mistura de húmus de minhoca e substrato Carolina, que tem pH ideal, boa drenagem e que favorece a retenção de nutrientes.
Passo 3: Escolha do local
Se você for plantar em vasos, escolha recipientes com pelo menos 15 cm de profundidade para permitir o desenvolvimento das raízes. Certifique-se de que o vaso tem furos de drenagem para evitar o acúmulo de água.
Tenha em mente que a alface precisa de pelo menos 4 a 6 horas de luz solar direta por dia e cresce melhor em temperaturas moderadas, entre 20°C e 25°C. Por isso, o ideal é colocar os vasos em um local ensolarado, mas evitar a exposição a temperaturas extremas, pois podem afetar o crescimento e o sabor das folhas.
Passo 4: Plantando as sementes
Plante as sementes diretamente no solo ou vaso, a uma profundidade de cerca de 10 cm (cerca de um palmo), e cubra levemente com terra. A dica de ouro é deixar um espaço de 20 cm a 30 cm entre as plantas para permitir um crescimento adequado.
Passo 5: Rega, cuidados e manutenção
O solo da alface precisa estar sempre úmido, mas não encharcado de água. O ideal é regar dia sim, dia não, e notar frequentemente a umidade do solo. Como dito acima, o ideal é que o vaso tenha pequenos furinhos, exatamente para a água escoar e não encharcar.
Durante o período de plantio, você pode fazer a adubagem com adubos orgânicos ou caseiros. O húmus de minhoca é uma boa opção, assim como esterco de galinha, que é rico em nutrientes, como cálcio.
Passo 6: Colheita
O tempo de cultivo do alface pode depender de acordo com o tipo de semente escolhido, com o solo e as condições climáticas, mas, na média, a alface pode ser colhida em cerca de 30 a 60 dias após o plantio.
Para as variedades de folhas soltas, prefira colher as folhas externas conforme necessário, permitindo que as internas continuem a crescer. Já para variedades que formam cabeça, colha a planta inteira quando atingir o tamanho desejado.
Mantenha a ALFACE FRESCA POR MAIS DE UM MÊS com o truque genial dessa mulher!
Com quantos anos você descobriu que é assim que se abre o lacre do pote de requeijão e iogurte para que não rasgue: truque garantido