• Entrar
  • Cadastrar
O detalhe que você precisa saber sobre beber água gelada nas refeições

Água gelada faz mal durante as refeições? Entenda com a explicação de especialista em saúde intestinal!

Água gelada durante a alimentação faz mal? Nutri responde (Foto: Shutterstock)

A água é indispensável para o bom funcionamento do organismo e a saúde, de modo geral. Ela desempenha papéis vitais em processos como a regulação da temperatura corporal, transporte de nutrientes, eliminação de resíduos e lubrificação das articulações. Além disso, a hidratação adequada é fundamental para a saúde da pele, cabelos e órgãos internos.

Mas será que existe uma temperatura ou horário correto para consumi-la? Muito se fala sobre os riscos de beber durante a alimentação: será que isso é verdade?

Segundo a nutricionista Karina Al Assad, especialista em modulação intestinal, pesquisas recentes apontaram que pessoas que têm certa sensibilidade no aparelho digestivo e apresentam doenças como dispepsia ou síndrome do intestino irritável podem incômodos maiores quando bebem o líquido gelado.

“A água gelada faz uma suave contração muscular e isso pode propiciar algum tipo de desconforto”, explicou a especialista em modulação intestinal.

A expert revelou ainda outro motivo pelo qual, quando gelada, a água pode causar aquela sensação desconfortável. “Além disso, ela ativa receptores de dor no nosso estômago e intestino, então se você tem mais sensibilidade alimentar, pode piorar desses sintomas ao beber água gelada nas refeições”, adicionou.

Quanto de água devo beber no dia a dia?

A quantidade ideal de água que uma pessoa deve consumir diariamente varia de acordo com alguns fatores, como idade, peso corporal, nível de atividade física e condições climáticas. Contudo, a recomendação média ideal é de 2 a 3 litros de água por dia para adultos.

É importante ajustar a ingestão de água com base nas necessidades individuais: isto é, pessoas mais ativas fisicamente, grávidas ou lactantes podem precisar de mais água para compensar as perdas adicionais. Além disso, fatores climáticos, como calor intenso, podem aumentar a necessidade de hidratação.

Uma maneira simples de avaliar seu nível de hidratação ao longo do dia é monitorar a cor da urina. Uma urina clara geralmente indica uma boa hidratação, enquanto uma cor mais escura pode ser um sinal de necessidade de mais água. Portanto, nada de esperar ter sede para beber água: inclua esse hábito de modo mais natural possível no dia a dia.

Veja mais:

- Água de berinjela faz bem ou mal: nutricionista revela a verdade sobre essa combinação;

- Água com gás faz mal pro dente? Cientista de Harvard revela a verdade sobre a bebida e vai te surpreender

Temas relacionados