• Entrar
  • Cadastrar
O inacreditável poder da água de berinjela na dieta: nutricionista revela por que essa dupla é rica em benefícios

Ao misturar esse legume com água, ele fica ainda mais poderoso em sua dieta, sabia? Especialista explica o motivo!

Água com berinjela tem vários benefícios para saúde, revela nutricionista (Foto: Canva)

Pouco calórica e rica em fibras e nutrientes, a berinjela tem 96% de água em sua composição: é uma boa fonte de minerais como zinco, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo. Ela pode ser protagonista de diferentes pratos, como antepastos e lasanhas saudáveis, e também ser consumida com água.

Isso mesmo, segundo informações da nutricionista Mellanie Nunes, ao misturar água e berinjela, você ganha um aliado certeiro para diferentes questões de saúde e multiplica os benefícios desse vegetal.

A coloração arroxeada dela, por sinal, está diretamente associada à ação antioxidante e de redução do colesterol de um pigmento presente nesse ingrediente, a antocianina. “A primeira comprovação é, justamente, usar a berinjela para tratamento de dislipidemia. Mas ela é boa apenas para isso, redução do colesterol? Não, não! Ela também ajuda no controle glicêmico”, aponta a especialista.

Água com berinjela pode ajudar quem tem endometriose, diz nutricionista

“Se você foi diagnosticado com resistência à insulina, diabetes, pré-diabetes ou está com síndrome do ovário policístico, a famosa SOP, ou endometriose, que já aumentam a resistência insulínica, incremente a berinjela na sua rotina”, sugere a nutricionista.

Outro alerta feito pela especialista em nutrição é que, depois de ser usada na água, a berinjela costuma ser descartada por algumas pessoas quando, na verdade, ainda pode ser consumida em outros preparos fáceis e saudáveis. “Utilize-a para fazer sucos com outras frutas, como limão, por exemplo”, sugere Mellanie.

O consumo de água de berinjela pode atuar na retenção de líquidos e síntese de gordura por conta da uma substância conhecida como saponina: ela é liberada somente quando o vegetal é imerso em água e tem uma ação “detergente”, rompendo as moléculas de gordura que estão no sangue e impedindo sua absorção pelo organismo. “É excelente para quem está com o corpo inchado, gestantes no final da gravidez…”, afirmou a nutricionista.

Veja mais:

- O gosto amargo da berinjela te incomoda? Descubra como eliminá-lo das preparações;

- Água com limão emagrece mesmo? Entenda se fato ou fake o poder dessa mistura 'milagrosa'

Temas relacionados