• Entrar
  • Cadastrar
O que acontece se eu beber líquido durante as refeições?

Tomar alguma bebida enquanto come é um hábito comum para muita gente, mas esse costume pode estar fazendo mal para você sem saber

Até mesmo beber água enquanto come pode trazer problemas (Créditos: Shutterstock)

Um hábito saudável que todo mundo precisa ter é beber bastante líquido por dia. Uma pessoa precisa beber em torno de 2 litros de água por dia, para mais ou para menos dependendo do peso. Muita gente aproveita a hora das refeições para ingerir líquidos, mas esse hábito na verdade pode ser um tiro do pé!

Tomar alguma bebida enquanto comemos é um costume tão comum que nem imaginamos como pode fazer mal para a gente. Há anos especialistas debatem se pode ou não ingerir líquidos durante as refeições, se beber enquanto come engorda e qual a melhor bebida para isso, entre outros. Descubra no TudoGostoso o que acontece ao tomar líquidos durante a refeição e se você deve deixar esse hábito de lado.

Faz mal tomar líquido durante as refeições?

De maneira simples, beber durante as refeições pode sim fazer mal. Tanto a comida quanto a bebida dilatam o estômago ao comermos. Mas, ao contrário do que alguém poderia imaginar, isso não faz você comer menos. O estômago dilata até 1,5 litro. Beber 500 ml de líquido enquanto come já “ocupa” 1/3 desse espaço. Só que o corpo tem dificuldade de identificar as calorias dos líquido na hora da ingestão e “pede” por mais comida para suprir a necessidade dos nutrientes do corpo.

Os líquidos também são digeridos mais rapidamente do que a comida, o que esvazia o estômago rapidamente. Assim você pode ficar com fome cedo, ainda mais se incluir poucos alimentos que aumentam a saciedade no cardápio, e até ficar com vontade de comer mais já que o cérebro acha que a quantidade anterior não foi o suficiente. Outro problema que o hábito de ingerir líquido durante as refeições causa é prejudicar a mastigação.

É importante comer devagar e mastigar bem para conseguir digerir bem os alimentos e dar tempo para o corpo registrar a ingestão para sinalizar que está satisfeito. Usar a bebida para “empurrar” a comida é sinal de que não mastigou o tanto que deveria e/ou até que exagerou no tamanho da garfada.

Pode beber líquido durante as refeições?

Apesar de todos os problemas que acontecem ao beber líquido durante as refeições, você ainda pode sim tomar bebidas enquanto come. Basta saber dosar a quantidade. A maioria das questões que citamos acontece quando bebemos muito líquido na hora de comer. Uma quantidade pequena, de até 200 ml ou na medida de 1 copo americano, não prejudica o funcionamento do sistema digestivo.

Contanto que mantenha um hábito de mastigar corretamente, não tem problema tomar uma bebida entre uma mordida e outra. Mas vale lembrar que beber refrigerante faz mal para o corpo e sucos de caixinha não são os melhores. Beber água, sucos naturais e chás são as melhores opções. E se a ideia é ingerir a quantidade diária de líquidos, o melhor horário para beber água é pela manhã e meia hora antes das refeições, que ajuda a “ativar” o sistema digestivo mas que dá tempo para digerir antes de começar a comer.

Veja mais:
Já ouviu falar em água ruim? Saiba escolher a melhor água para beber
Trago verdades sobre os sucos naturais que a maioria das pessoas não sabe
O que acontece se comer ovo todo dia? É assim que o corpo reage quando você ingere o alimento com frequência

Temas relacionados