• Entrar
  • Cadastrar
Na falta da fruta, como escolher o suco de caixinha mais saudável?

Suco de caixinha é vilão na alimentação de quem tem a vida corrida? Saiba mais sobre ele e escolha a melhor versão. (Crédito: Shutterstock)

Rotina puxada, falta de planejamento com o cardápio da semana ou preguiça mesmo. Esses são alguns dos cenários que fazem muita gente escolher os itens mais práticos e fáceis de se ter na despensa de casa.

Para evitar a dor de cabeça com vários abacaxis que já existem para descascar, pratos caseiros perdem espaço para os congelados, refeições completas viram lanches e o suco natural nosso de cada dia acaba indo parar na caixinha.

Diante de tanta complicação, será que dá para reduzir os danos dos industrializados e optar por um suco mais próximo do natural? Aprenda com o TudoGostoso a checar bem os rótulos e a escolher o melhor suco de caixinha do supermercado.

Qual suco de caixa escolher?

A primeira coisa a se pensar na hora de escolher o suco industrializado que será levado para a sua geladeira é a quantidade de ingredientes presentes no seu rótulo. Quanto menor, melhor.

E tenha em mente que o primeiro item da lista de ingredientes será o que aparece em maior concentração dentro do produto. Sendo assim, o ideal é escolher um suco de caixinha 100% integral ou que tenha primeiro o suco de fruta seguido pela água, por exemplo. Já a adição de açúcar não é um bom sinal. Prefira os sucos que são naturalmente adocicados pela fruta.

Suco, néctar ou refresco?

A diferença dessas três denominações tem muito a ver com a quantidade de fruta que faz parte do produto em questão. O suco integral é o mais saudável e ganha essa denominação quando 100% da bebida da caixinha foi extraída da fruta.

O néctar, por sua vez, leva suco e uma porcentagem de diluição, que varia a depender da fruta que vai ser encaixotada. No caso da laranja, é 50%. Mas o néctar não é de todo mal. Ele é uma opção intermediária para a saúde do seu corpo e do seu bolso. Ele é mais em conta que o 100% integral porque tem menos fruta. Ainda assim, tem mais suco que o refresco.

Variedade de produtos de caixinha que você deve evitar consumir no seu dia a dia, o refresco é a versão mais diluída do suco de caixinha. Ele pode ser vendido acrescido de muita água, açúcar e outros componentes químicos. É por isso que é a opção mais barata. E também menos saudável.

Veja mais:

Suco de cenoura com maçã e limão é detox? Descubra se a bebida realmente tem benefícios para a saúde

Truque mantém o vinho e o suco geladinho sem deixar aguado

Temas relacionados