• Entrar
  • Cadastrar
Veneno engarrafado: A bebida que todos nós sempre bebemos e pode causar problemas de saúde irreversíveis

Existem cada vez mais alimentos ultraprocessados no mercado. E é justamente por isso que precisamos tomar mais cuidado com o que consumimos. Veja a bebida que pode ser "veneno engarrafado" sem você saber!

Veneno engarrafado: A bebida que todos nós sempre bebemos e pode causar problemas de saúde irreversíveis

Talvez esteja na hora de reduzir o consumo dessa bebida (Créditos: Shutterstock)

Ultraprocessados, bebidas alcóolicas, energéticos, alimentos ricos em açúcar e gordura... Seja por comodidade ou desconhecimento, nossa rotina está cheia de alimentos e bebidas não são bons para nossa saúde. E é muito difícil fugir da maioria deles!

Então, na maior parte do tempo, o melhor que podemos fazer é consumi-los com moderação. Entretanto, existe uma bebida que todos nós sempre bebemos e pode causar problemas de saúde irreversíveis se não a cortarmos da nossa dieta. Ficou curioso? Descubra que bebida é essa e algumas das complicações mais associadas ao seu consumo aqui no TudoGostoso.

Qual bebida é um veneno engarrafado?

O consumo de açúcar em excesso está associado, dentre outras coisas, ao aumento do risco de sobrepeso e obesidade, diabetes tipo 2, gordura no fígado e problemas no coração.

Só que muitas pessoas ultrapassam o limite de 10% do total de calorias, que equivale a 12 colheres de chá, sem perceber. E o culpado pode ser o refrigerante, que é considerado um “veneno engarrafado” por alguns especialistas por causa da quantidade de açúcar que ele costuma ter.

Os problemas, porém, não param por aí. O óleo vegetal bromado (BVO), que é um aditivo usado como emulsificador nessas bebidas, pode ser banido em breve na Califórnia, Washington, Missouri e Nova Iorque, nos Estados Unidos. Além disso, essas bebidas ainda podem incluir cafeína, aromatizantes e outros compostos artificiais.

Tudo isso, é claro, têm um efeito negativo em nosso organismo. Segundo um estudo da Universidade de Harvard, apenas duas semanas de consumo diário são suficientes para aumentar os níveis de glicose no sangue. Outro estudo associou os refrigerantes ao câncer de mama.

Lembre-se de checar o rótulo dos ingredientes e alimentos que você ingere antes de comprá-los ou consumi-los! No caso do açúcar, preste muita atenção porque ele pode aparecer com muitos nomes, como sacarose, maltose, xarope de cana-de-açúcar ou xarope de milho rico em frutose, dentre outros. Caso tenha interesse, você também pode aprender a fazer um refrigerante saudável em casa!

Veja mais!
Algumas pessoas NÃO PODEM tomar bebidas energéticas: descubra se você pode
Essa bebida é a mais cancerígena de todas segundo pesquisadores de Havard especialistas em descobrir 'o que causa câncer'

Temas relacionados