• Entrar
  • Cadastrar
Flor que você pode comer, capuchinha faz bem para a saúde e tem sabor picante: veja benefícios e como consumir

A capuchinha é uma PANC que você pode comer todas as suas partes para aproveitar seus benefícios e sabores

Flor que você pode comer, capuchinha faz bem para a saúde e tem sabor picante: veja benefícios e como consumir

A capuchinha está nos jardins e também pode estar no seu prato (Créditos: Shutterstock)

Às vezes os ingredientes mais saudáveis estão nos lugares mais improváveis e podem ser até uma flor no seu jardim. As PANCs, plantas alimentícias não convencionais, parecem plantas que surgem na natureza como qualquer outra, mas não apenas são seguras para comer como têm nutrientes e sabores próprios que enriquecem nosso cardápio. Talvez você já até conheça algumas delas, como a ora-pro-nóbis, o peixinho-da-horta e o inhame. Mas você conhece a capuchinha? Quem a vê pode achar que é uma simples flor laranja que decora jardins, mas ela é uma PANC versátil que tem vários usos e pode incrementar vários pratos. Descubra no TudoGostoso os benefícios da capuchinha para a saúde e como utilizar cada parte da flor.

Que partes da capuchinha são comestíveis?

Apesar de serem chamadas plantas alimentícias, nem todas as PANCs são inteiramente comestíveis. Algumas você pode comer uma raiz, mas não a folha ou o oposto. O inhame é um desses casos. Mas a capuchinha, felizmente, não! Todas as partes dessa flor são comestíveis, em todas as suas fases de crescimento. Estamos falando de flor, folha, caule, brotos, botões e até as sementes. Elas podem tanto serem usadas juntas quanto separadas para aproveitar melhor as características de cada uma.

Quais os benefícios da capuchinha?

Confira como a capuchinha pode beneficiar a sua saúde.

Ajudam a prevenir doenças oculares

A flor da capuchinha tem tons alaranjados que vão do amarelo ao vermelho. Os responsáveis por essa cor são os carotenóides, um componente presente em plantas de cor laranja como a fruta e a cenoura. E todos eles têm uma coisa em comum: fazem bem para a visão. Por isso, consumir a flor da capuchinha pode fortalecer a saúde dos seus olhos e ajudar a prevenir doenças no órgão.

Fortalece a imunidade

Outro elemento comum em ingredientes com a cor laranja é a vitamina C. No caso da capuchinha, tanto a sua flor quanto as suas folhas são ricas com o nutriente. Com isso, consumir a capuchinha é ótimo para fortalecer a imunidade, principalmente associado com outros alimentos que contém a vitamina C.

Auxilia na digestão

Assim como muitas plantas, a capuchinha tem uma boa quantidade de fibras espalhadas em toda ela, desde os botões e brotos. Incluir a capuchinha na sua alimentação pode, portanto, auxiliar a manter o sistema digestivo funcionando corretamente.

Reforça a saúde do corpo

Por fim, a capuchinha também possui diversos outros minerais e componentes que reforçam a saúde do nosso corpo como um todo e que precisamos sempre ter um consumo diário para ficar em dia. Entre os minerais, potássio, zinco e cálcio são os mais presentes na capuchinha. Seus antioxidantes e anti-inflamatórios também são grandes aliados do nosso organismo.

Vale sempre lembrar que a capuchinha é uma pequena planta e não faz milagres. Enquanto ela é sim bem nutritiva, é preciso consumi-la juntamente com uma alimentação saudável para fazer valer os seus benefícios.

Quais as contraindicações da capuchinha?

A capuchinha é considerada por muitos uma flor medicinal, mas ela tem algumas contraindicações. A maior delas é para pessoas que têm úlceras gastrointestinais, gastrite e outros distúrbios no estômago, já que a capuchinha pode causar irritação gástrica. Pessoas com hipotireoidismo, insuficiência cardíaca ou insuficiência renal também não se beneficiam da planta. Por segurança, grávidas e lactantes também devem evitar o consumo desta PANC.

A capuchinha fica boa em saladas, molhos, chás e conservas (Créditos: Shutterstock)

A capuchinha fica boa em saladas, molhos, chás e conservas (Créditos: Shutterstock)

Como usar a capuchinha nas receitas?

A capuchinha tem o mesmo frescor e o sabor delicado de uma erva fina, mas com algumas notas de picância suave como acontece com um agrião principalmente nas folhas. Ela pode ser consumida tanto pura e crua quanto cozida em certos preparos. Um simples chá de capuchinha com cerca de três folhas por xícara já extrai uma boa dose dos seus benefícios. Também pode misturar no liquidificador junto com outros ingredientes para preparar aquele suco verde detox.

Fazer uma salada de capuchinha ou simplesmente incluir nas saladas que já gosta também é uma solução simples de aproveitar os nutrientes e o sabor. A flor pode ser colocada crua e deixa o prato até mais colorido, mas para as folhas o ideal é cozinhar primeiro e substituir o agrião. Uma dica para aproveitar o aroma da flor é botar suas pétalas no vinagre e criar um vinagre aromatizado para temperar a salada. Também pode fazer um macarrão com capuchinha com as cores e o frescor da flor. Para o molho, que tal fazer um pesto com as folhas da capuchinha? É só triturar junto com as folhas e aproveitar a sua picância.

Os botões e os brotos são mais delicados e funcionam melhor enriquecendo conservas. Já as sementes da capuchinha tem fama de serem falsas alcaparras e podem substituir a planta nos pratos que ela é mais usada. Por causa disso, a melhor forma de comer a semente de capuchinha é preparando um picles com ela antes e servir como acompanhamento de outros pratos. Dica: é recomendado deixar a capuchinha na geladeira para preservar mais o seu frescor.

Veja mais:
Temperos: um guia completo sobre ervas e especiarias para cozinhar e nunca mais errar
Flores comestíveis: saiba mais sobre elas
Urtiga é nutritiva: descubra benefícios da planta, como consumir e passe longe da urticária!

Temas relacionados