Você já ouviu falar em peixinho-da-horta? Estamos falando de uma planta alimentícia não convencional (PANC) conhecida principalmente entre os veganos e vegetarianos. O TudoGostoso já contou tudo sobre a taioba, outra PANC deliciosa, e hoje vamos te mostrar mais informações sobre o peixinho-da-horta (ou pulmonária). Confira a seguir!
Peixinho-da-horta
Tudo sobre o peixinho-da-horta
O nome científico do peixinho-da-horta é stachys byzantina e ela é originária da Turquia, do Sudoeste da Ásia e do Cáucaso. O peixinho-da-horta sempre foi muito usado para decoração, principalmente por ser uma planta muito charmosa. É uma planta muito resistente a doenças e insetos. Outra característica é que ela não gosta muito de calor e pode ficar murcha. Porém, quando se refresca à noite, ela se recupera rapidamente.
Além de ser usada para decoração e também na culinária, ela é usada na medicina popular por conta de seus benefícios: ela ajuda a aliviar tosses, alergias e outras irritações da área da garganta e da faringe.
Mas vamos ao que importa de fato: por que ela ficou tão famosa? Ela é um alimento com alto teor de proteína. Além disso, o peixinho- da-horta tem um sabor muito parecido com peixe, por isso o nome. Ele normalmente é feito empanado e frito e fica uma delícia! Ficou curioso para experimentar? Então, se liga na receita!
Receita de peixinho-da-horta frito
1 punhado de folhas limpas e secas
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de rosca
2 ovos
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Tempere as folhas de peixinho da horta com sal e pimenta-do-reino.
Em seguida, passe-as, uma a uma, na farinha de trigo.
Em seguida, nos ovos levemente batidos e, por último, na farinha de rosca.
Frite em óleo quente até dourar.
Escorra o excesso de óleo com auxílio no papel-toalha.
Sirva quente.
Viu como é fácil? E o melhor é que é um petisco delicioso!
Caso você não consuma ovos, acrescente 1 colher (sopa) de amido de milho à farinha de trigo e substitua os ovos por 1/2 xícara (chá) de água gelada!