• Entrar
  • Cadastrar
Pode comer favo de mel? Entenda o que é e se tem benefícios ou faz mal à saúde

Já provou favo de mel? Essa parte pouco consumida do alimento pode ser muito vantajosa para saúde, sabia?

Comer o favo do mel faz bem à saúde? Descubra! (Foto: Shutterstock)

É saudável comer o favo do mel? Conhecido por seus diversos benefícios, o mel está presente em diversas receitas como um substituto do açúcar, mas pouco se fala sobre as vantagens do consumo do favo, estrutura onde as abelhas estocam o mel e é feita de cera de abelha.

O favo de mel também pode conter um pouco de pólen de abelha, própolis e geleia real - produtos adicionais das abelhas com possíveis benefícios à saúde. De acordo com a ciência, você pode comer, sim, o favo de mel inteiro: trata-se de um alimento rico em carboidratos e antioxidantes.

Qual é a diferença do mel cru para o mel pasteurizado?

Muitas vezes, para ser vendido, o mel passa pelo processo de pasteurização para evitar ou retardar a granulação. Ao consumir o favo, você estará ingerindo o mel cru, que não passou por esse processo, e contém enzimas como a glicose oxidase, que lhe garante propriedades antimicrobianas e antibacterianas.

Essas enzimas são destruídas pelo aquecimento e filtragem usados para processar a maioria dos méis comerciais.

Quais são os benefícios do favo de mel?

O favo de mel também contém cera de abelha, que traz compostos capazes de ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Pesquisas mostram que os ácidos graxos de cadeia longa e os álcoois encontrados na cera de abelha podem reduzir os níveis elevados de colesterol no sangue, um fator de risco para doenças cardíacas.

O favo de mel pode aumentar a capacidade de seu corpo de combater determinadas bactérias e fungos. Estudos iniciais apontaram que os extratos de cera de abelha podem oferecer proteção contra fungos e bactérias causadoras de doenças, inclusive Staphylococcus aureus, Candida albicans, Salmonella enterica e E. coli.

O favo de mel ainda é capaz de contribuir para um fígado mais saudável. Cientistas coreanos concluíram também, após um estudo de 24 semanas com pessoas com doença hepática, que o consumo de cera de abelha promoveu uma redução nos sintomas, como dor abdominal, inchaço e náusea. Além disso, a função hepática voltou ao normal em 28% do grupo.

Mas vale a ressalva: embora esses resultados pareçam promissores, os estudos sobre esse alimento ainda estão em fase inicial: não se sabe precisamente o quanto consumir para obter os mesmos benefícios. Portanto, são necessários mais estudos em seres humanos antes que se possa chegar a conclusões definitivas.

Como servir o favo de mel?

O favo de mel pode ser consumido de várias maneiras. Embora possa ser consumido puro, ele é uma excelente cobertura para pães quentes ou muffins ingleses. O favo de mel também pode ser usado como adoçante em sobremesas caseiras ou em cima de panquecas, aveia ou iogurte.

Algumas pessoas também podem apreciar um pedaço de favo de mel em uma salada ou junto com frutas ou queijos envelhecidos. Ao escolher o favo de mel, lembre-se de que quanto mais escuro for o mel, mais ricos serão seus compostos benéficos, como os antioxidantes.

Comer favo de mel pode fazer mal à saúde?

De modo geral, o favo de mel é considerado seguro para consumo. Entretanto, há um risco mínimo de ele estar contaminado por esporos de C. botulinum. Esses esporos são particularmente prejudiciais a mulheres grávidas e crianças com menos de 12 meses de idade. Por isso, é importante comprar produtos com procedência certificada.

Em alguns casos, a ingestão de grandes quantidades de favo de mel pode causar obstruções estomacais. Neste caso, o segredo é a moderação: evitar comer grandes quantidades de favo de mel diariamente. Também é importante observar que, apesar de seus muitos benefícios potenciais, o favo de mel continua sendo muito rico em açúcar.

Agora que já sabe mais detalhes desse ingrediente, que tal provar o favo de mel? No TudoGostoso, você encontra diferentes conteúdos sobre alimentação saudável e bem-estar.

Veja mais:

- Descubra como saber se o mel é puro antes de comprar: aprenda a analisar a embalagem;

- Creme de mel sensacional pronto em 5 minutos: perfeito pro sorvete, frutas ou até pra comer de colher!

- Pão de mel de frigideira: receita fofinha é versão mais saudável que a tradicional

Temas relacionados