
Você pode consumir geleia real em forma de pasta, cápsula ou pó (Créditos: Shutterstock)
A geleia real pode parecer a rainha das geleias caseiras de frutas, mas é na verdade um produto poderoso produzido pelas abelhas. Enquanto o mel é feito a partir do resultado da alimentação do néctar das flores pelas abelhas, a geleia real vem das abelhas operárias quando consomem pólen. Nas colmeias, a geleia real é usada para alimentar a abelha rainha, por isso o nome.
Para os seres humanos, os benefícios da geleia real são ainda maiores. As receitas com mel usam o produto para adoçar por causa do sabor doce. A geleia real, por outro lado, tem um sabor mais neutro e menos adocicado, mas ainda muito saboroso com uma textura cremosa e cor mais clara e opaca. Aprenda no TudoGostoso quais são os benefícios da geleia real e o que acontece ao consumir esse produto, seja em forma de geleia, cápsula ou pó.
Bom para o útero e para a fertilidade
A geleia real desde a antiguidade era usada como tratamento para a fertilidade, tanto da mulher quanto do homem. Com menos de uma colher (café) de geleia real é possível prevenir o envelhecimento ovariano e, no caso dos homens, aumentar os níveis de testosterona. Para pessoas com útero em particular apenas 1 grama de geleia real por dia durante a menstruação pode aliviar os sintomas da TPM.
Ajuda o sistema imunológico
Não é só a vitamina C que importa para o sistema imunológico. A geleia real tem flavonóides que estimulam a produção de células de defesa do corpo e que são antibacterianos e anti-inflamatórios naturais para combater doenças. O alimento ainda pode neutralizar reações alérgicas por agir na histamina, mas vale lembrar que pessoas com alergia à abelha devem evitar a geleia real.
Previne doenças degenerativas
Cuidar da saúde do cérebro é a melhor maneira de se prevenir contra a degeneração natural que acontece com a idade. A geleia real tem ação da chamada acetilcolina, um neurotransmissor da memória fundamental para a cognição. Os antioxidantes também evitam o envelhecimento celular que acontece no cérebro e que leva a problemas como o Alzheimer.
Melhora a saúde da pele e do cabelo
A geleia real tem vitamina E, antioxidantes e aminoácidos fundamentais para a produção de colágeno, o composto famoso por deixar a pele lisa e jovem. Por causa disso, ela é ótima para hidratar a pele e deixá-la com menos radicais livres. Outra vantagem está nos cabelos, já que as proteínas da geleia real fortalecem os fios e deixam-os mais brilhantes. Por isso que a geleia real é usada também em produtos de beleza.
Evita acúmulo de gordura no fígado
A geleia real pode ser uma aliada de quem tem problemas no sistema digestivo como um todo. Ela ajuda a “limpar” as impurezas e radicais livres do fígado e dificulta, em pequenas quantidades, que a gordura fique acumulada no órgão. Por ajudar na recuperação também das mucosas do estômago, a geleia real pode ajudar em casos de gastrites.
Veja mais:
Descubra como saber se o mel é puro antes de comprar: aprenda a analisar a embalagem
Mel estragado ou mel cristalizado? Entenda se tem diferença e veja dicas de como conservar o ingrediente
Creme de mel sensacional pronto em 5 minutos: perfeito pro sorvete, frutas ou até pra comer de colher!