Será que comer muito amendoim faz mal? O amendoim está entre os alimentos mais consumidos por quem busca uma alimentação saudável. Repletos de benefícios, eles podem ser consumidos in natura como snacks, na deliciosa e nutritiva pasta de amendoim ou mesmo no pós-treino para ajudar no ganho de massa muscular.
O amendoim contém muitas gorduras poli e monoinsaturadas. Ele também pode ser considerado uma das maiores fontes de ômega 6, que pode ajudar a combater várias doenças inflamatórias, incluindo doenças cardíacas, diabetes e câncer. No entanto, justamente por saberem desse alto valor nutritivo e sabor delicioso, às vezes as pessoas tendem a exagerar.
"O amendoim não é apenas rico em gorduras boas, ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos poliinsaturados, mas também é uma excelente fonte de proteína e magnésio. Embora o amendoim seja, sem dúvida, ótimo para a saúde, ele tende a representar algumas ameaças se consumido em excesso", afirmou a nutricionista Arti Johari ao portal “HealthShots”.
Qual a quantidade ideal de amendoim por dia?
O alto teor calórico do amendoim, por exemplo, pode ser uma desvantagem quando se trata de quem quer perder peso. A porção diária ideal para consumir amendoim é de 30g, cerca uma mão fechada. “Consumir um punhado de amendoim é a quantidade recomendada que eu sugiro", acrescentou Johari.
O que o excesso de amendoim pode causar?
1. Ganho de peso
Como o amendoim é uma fonte rica em gordura, seu consumo excessivo pode levar a um ganho de peso indesejado. Pesquisas comprovaram que um punhado de amendoim tem 170 calorias, pouco mais de 10% da quantidade de calorias média diária recomendada para quem quer manter o peso - de 1600 a 2400 calorias. Ao comer muito amendoim, é fácil ultrapassar a ingestão diária e isso pode levar ao ganho de peso.
2. Inibe a absorção de minerais
Apesar de sua contribuição para a saúde geral, o amendoim pode bloquear a absorção de minerais pelo organismo. O ácido fítico, um componente do amendoim, é responsável por inibir a absorção de ferro, zinco, cálcio e magnésio: em excesso, pode causar deficiências minerais, irritação no trato intestinal e alergias.
3. Pressão alta
Embora o amendoim seja naturalmente pobre em sódio, muitas de suas versões vendidas para serem consumidas em casa tem sal adicionado. O excesso de sódio pode puxar água e fluidos para a corrente sanguínea, causando, assim, pressão alta. Portanto, opte por amendoins com baixo teor de sódio ou sem sal antes de comê-los.
4. Pode aumentar a inflamação
Considerando que o amendoim contém uma grande quantidade de ômega 6, mas não de ômega 3, o amendoim pode fazer com que a proporção de ômega 3 para 6 seja maior do que a de ômega 6. Um desequilíbrio entre esses ácidos graxos insaturados essenciais pode causar inflamação no organismo.
5. Pode ser mortal para pessoas alérgicas
A reação ao amendoim é comum devido aos seus extratos usados no processamento de alimentos e à contaminação cruzada de alimentos expostos ao amendoim durante o preparo. Alguns sintomas da alergia ao amendoim são coceira na pele, falta de ar e diarreia.
Portanto, priorize o consumo consciente de amendoim. Comer com moderação é a chave para colher os benefícios desse super lanche, pobre em carboidratos e rico em proteínas.
Veja mais: