• Entrar
  • Cadastrar
Faz mal dar café para crianças? Entenda os efeitos da bebida na infância
Confira as recomendações de uma nutricionista sobre a idade certa para tomar café

Já se perguntou se faz mal dar café para crianças? É comum que os pequenos tenham contato diário com a bebida que é tão popular no Brasil, mas o consumo dela exige cuidados! A cafeína pode causar irritações no estômago e até alterações de humor dos mais jovens.

Segundo Fernanda Couto, especialista em nutrição materno-infantil, “o ideal é esperar o máximo possível para oferecer o café para as crianças”. Além disso, é preciso limitar a quantidade diária da bebida. Veja a seguir os cuidados necessários e as dicas da especialista antes de adicionar o café na rotina durante a infância.

Crianças não devem tomar café antes dos dois anos de idade

Faz mal dar café para crianças?

A resposta é sim. O café pode fazer mal na infância por diversos motivos. O primeiro deles é que a cafeína presente na bebida pode agredir o estômago. Os mais novos ainda não têm a mucosa gástrica madura o suficiente para lidar com a bebida, o que acaba causando irritações no órgão.

“Nas crianças, a cafeína também pode aumentar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, causar alterações de humor e de atenção e até deixar elas mais agitadas e com sono alterado”, explica a nutricionista.

Qual a idade que a criança pode tomar café?

O guia do Ministério da Saúde sugere esperar até os dois 2 anos para oferecer a bebida. É importante, porém, que o consumo seja bem esporádico. Já a diretriz dos Estados Unidos destaca que bebidas cafeinadas não são adequadas para crianças e não devem ser oferecidas para menores de 5 anos.

“A quantidade limite deve ser de meia xícara de café diluído com leite, em horários distantes das refeições para não atrapalhar na absorção do ferro”, explica Fernanda.

É verdade que o café impede o crescimento?

A simples ingestão de café pode não ser um fator determinante, mas se a criança toma a bebida e sofre com os sintomas citados acima, como alterações no sono e menor absorção do ferro, isso pode comprometer de alguma forma o desenvolvimento. O crescimento depende de diversos fatores e uma alimentação saudável é um deles.

Outro ponto importante é que o café costuma ser servido com açúcar, um alimento que não deve fazer parte da rotina das crianças antes dos dois anos. Mesmo depois dessa idade, o ideal é que o consumo não seja frequente.

Veja mais:

O que é o café carioca? Veja como preparar a bebida com sabor mais suave e fácil de fazer

Quanto mais amargo, mais forte o café. Será que é verdade? Saiba diferenciar as duas características

Temas relacionados