O amendoim é uma leguminosa que pode ser consumida de diversas formas, seja como petisco ou como ingrediente de saladas, sobremesas, doces, biscoitos e bebidas. Além de ser delicioso, o alimento contém uma variedade de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, incluindo vitamina E, vitamina B3 (niacina), magnésio, fósforo, potássio e fibras.
Com tantos pontos positivos, não faltam motivos para você incluir o amendoim na sua alimentação com mais frequência. Por outro lado, mesmo o alimento sendo muito nutritivo, o consumo em excesso pode ocasionar alguns efeitos colaterais indesejados.
Veja a seguir os benefícios e malefícios do amendoim e como consumir o alimento de maneira saudável e equilibrada.
Benefícios do amendoim: como o consumo do alimento ajuda a promover a saúde?
O amendoim é uma excelente fonte de proteína vegetal de alta qualidade. Isso significa que ele oferece todos os aminoácidos essenciais e em quantidades adequadas. Esses nutrientes são muito importantes para várias funções vitais do corpo, incluindo o crescimento, reparação e manutenção dos tecidos, produção de enzimas e hormônios, entre outras.
O amendoim também é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, incluindo ácidos graxos ômega 6 (ácido linoleico) e ômega 9 (ácido oleico). Essas gorduras saudáveis ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (o "mau" colesterol) no sangue e, consequentemente, são muito benéficas para a saúde cardiovascular.
O consumo de amendoim ainda pode ser um grande aliado da saúde digestiva. Isso porque ele é fonte de fibras, nutrientes que auxiliam na digestão e melhoram o trânsito intestinal. As fibras também regulam os níveis de glicose no sangue e mantêm a saciedade por mais tempo. Por isso, o amendoim é uma boa opção de snack entre as refeições, pois ele vai ajudar a controlar a sua fome.
Por último, o amendoim contém uma série de antioxidantes que protegem as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Esses compostos também fortalecem a imunidade e reduzem os riscos de doenças crônicas, como doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e declínio cognitivo.
Malefícios do amendoim: consumo excessivo do alimento contribui para o ganho de peso
Ainda que o amendoim seja uma ótima fonte de nutrientes e gorduras boas, o consumo deve ser moderado. Cada 100 gramas do alimento contém até 600 calorias, um valor alto que contribui para o ganho de peso. Portanto, você pode comer amendoim todos os dias sem nenhum problema, mas sem exagerar. A porção adequada do alimento fica em torno de 28 gramas, o que corresponde a mais ou menos duas colheres de sopa cheias.
Outro cuidado importante com o consumo diário de amendoim é dar preferência a opções in natura ou minimamente processadas. O amendoim industrializado, geralmente, tem alto teor de sódio e ingredientes como gorduras saturadas e outros aditivos químicos. Além disso, alimentos ultraprocessados são pobres em fibras, vitaminas e minerais, ou seja, comer amendoim industrializado não oferece os mesmos benefícios que a versão in natura.
Amendoim é um alimento com alto potencial alergênico
Algumas pessoas podem ter reação alérgica após o consumo de amendoim. Os principais sintomas desse quadro clínico são asfixia, urticária, coceira no corpo, irritação nos olhos, rinite, eczemas, náuseas e diarreia. Nesses casos, a recomendação é cortar totalmente o alimento da dieta, pois ele pode desencadear reações graves, incluindo anafilaxia.
Veja também:
Chá de amendoim: a receita fácil, gostosa e superfácil para os dias mais frios
Amendoim torrado na airfryer: petisco fácil e delicioso para receber os amigos em casa!